1 evento ao vivo

Alexandre Mattos reforça legado no Palmeiras: 'Base forte nasceu na minha sala'

Ex-dirigente do Verdão lançou livro sobre momentos impactantes da carreira nesta terça-feira (15), em São Paulo; evento contou com a presença de jornalistas esportivos

15 set 2020
16h38
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
'Tudo começa com um sonho' é o nome da obra do ex-diretor alviverde (Foto: Gabriel Amorim/Reprodução)
'Tudo começa com um sonho' é o nome da obra do ex-diretor alviverde (Foto: Gabriel Amorim/Reprodução)
Foto: Lance!

O diretor de futebol do Atlético-MG, Alexandre Mattos, lançou nesta terça-feira (15), em São Paulo, o livro em que conta um pouco da sua carreira como dirigente de futebol. Mattos teve um de seus maiores momentos profissionais no comando do futebol do Palmeiras, local em que trabalhou do início de 2015, com Paulo Nobre, até o fim do ano passado, na gestão de Maurício Galiotte.

O dirigente está satisfeito em ver o desempenho das Crias da Academia entre os profissionais e lembra que o trabalho começou com a chegada dele.

- O Palmeiras passou anos, talvez, toda sua história, sem dar excelência e importância para a categoria de base. Esses meninos não apareceram agora. Essa base foi construída na minha sala. Com João Paulo (Sampaio), Cícero (Souza). As pessoas confundem, tem que entender que quem coloca jogador para jogar é o treinador e sua comissão técnica. O Palmeiras tratava sua base assim: "não vamos viajar porque viagem é custo". Com a minha entrada, é vamos "viajar porque viagem é investimento", e o Palmeiras viaja hoje com todas as suas categorias, quatro vezes por ano - afirmou.

- A categoria de base foi formatada e feita durante esses cinco anos. E ninguém está mais alegre de ver um Patrick (de Paula), de ver um (Gabriel) Menino, de ver um (Gabriel) Veron, do que eu. Porque aquilo ali foi feito sob a minha gestão. Agora, colocar para jogar, não é com o diretor de futebol. - finalizou Mattos.

O mineiro deixou o Palmeiras no final de 2019, após ver a sua imagem ficar muito desgastada na torcida alviverde e no próprio ambiente interno do clube. O aprendizado dos momentos de pressão e protestos estão no livro.

- A pressão veio junto com meu crescimento. Trato muito sobre gestão de crise e trabalho sob pressão no livro. 2019 foi um ano de muito aprendizado. Eu aprendo nas vitórias, mas nas pancadas você cresce, você evolui. O maior aprendizado de todos nos meus anos de Palmeiras foi em 2019. Consegui ter equilíbrio, de não desistir, de ter força, de ter que segurar uma família, de entender que eu precisava passar por aquilo ali pra aprender - disse Alexandre.

Dudu foi a contratação mais bombástica de Mattos pelo Palmeiras (Foto: Reprodução)
Dudu foi a contratação mais bombástica de Mattos pelo Palmeiras (Foto: Reprodução)
Foto: Lance!

Mattos rechaçou que interferia na comunicação do clube e vê a mudança de posicionamento como algo normal:

- Essa parte da comunicação é absolutamente mentira. Isso não é minha área. Da mesma maneira, naquele momento, do olho do furacão, me acusaram de convite de festa, que eu não convidei ex-atleta para o aniversário. Isso aí não é minha área. Não tenho interferência nenhuma nela. Sou uma pessoa extremamente humana. Se hoje a Chapecoense falou muito que o Palmeiras ajudou, tem muito da minha participação nisso. Só um exemplo aqui, mas tiveram vários.

O livro de Alexandre Mattos traz passagens das grandes contratações que ele fez pelo Palmeiras, além de depoimentos exclusivos de Cuca, Gabriel Jesus, Zé Roberto, Paulo Nobre e Maurício Galiotte. O livro termina com agradecimentos especiais para Leila e José Roberto Lamacchia, donos da Crefisa e da FAM, patrocinadoras do Alviverde.

Tudo começa com um sonho

Autor: Alexandre Mattos

Número de páginas: 232

Ano de publicação: 2020

Preço: R$ 59,90

À venda na Amazon e em algumas livrarias espalhadas pelo Brasil

Veja também:

Eles trabalharam em transmissões e programas esportivos na TV. Você se lembra?
Lance!
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade