PUBLICIDADE

Jogos Pan-Americanos

Enfim! Júlio Almeida fecha "trinca" e ganha ouro no tiro

17 jul 2015 - 15h37
(atualizado às 21h28)
Compartilhar
Exibir comentários

A coleção de medalhas pan-americanas de Júlio Almeida enfim está completa. Nesta sexta-feira, o brasileiro de 45 anos provou que é, mesmo, um dos melhores atletas do continente no tiro esportivo e faturou a condecoração de ouro na pistola 50 m. A conquista nos Jogos de Toronto fecha a "trinca" de Júlio, que já havia ganhado outras cinco medalhas pan-americanas na carreira - mas nunca de ouro.

Almeida ao lado de Cássio Rippel, que também foi medalha de ouro no tiro esportivo
Almeida ao lado de Cássio Rippel, que também foi medalha de ouro no tiro esportivo
Foto: Warren Toda / EFE

Em Mar Del Plata 1995, ele levou a prata na disputa de fogo central e fogo central por equipes. No Rio 2007, também ficou com a condecoração prateada, mas na pistola de ar 10 m. Quatro anos depois, em Guadalajara, ganhou o bronze na pistola de ar 10 m e pistola 50 m.

Almeida comemora após receber a medalha de ouro
Almeida comemora após receber a medalha de ouro
Foto: Warren Toda / EFE

Estava faltando o ouro. Que foi faturado nesta sexta, no Canadá. Júlio Almeida terminou a prova na pistola 50 m com 189,1 pontos e teve grande vantagem sobre o cubano Jorge Grau (prata com 186,8) e sobre o peruano Marko Zevallos (bronze com 165,9).

Segundo melhor na fase de classificação, Stenio Yamamoto não repetiu o bom desempenho e ficou de fora do pódio, terminando a prova na sétima posição. Mas não teve problema, já que Júlio Almeida compensou, encerrando as disputas no primeiro posto.

O atual campeão pan-americano é piloto da Força Aérea Brasileira e, aos 45 anos, se juntou a Felipe Wu, que, no último domingo, ganhou o ouro na pistola de ar de 10 m. Com a vitória, Júlio Almeida ainda assegurou vaga nos Jogos Olímpicos de 2016. Apesar de país-sede, o Brasil ainda não tinha vaga no Rio de Janeiro. O tiro esportivo nacional tem feito bonito no Canadá, hein?!

Velas ou belas? Praia do Pan vira arquibancada de competição:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade