PUBLICIDADE

Terra da Diversidade

Brasileiro é ouro nos 100 m rasos e quebra recorde pan-americano

14 nov 2011 - 20h23
(atualizado às 23h04)
Compartilhar

O atleta brasileiro Edson Pinheiro conseguiu importantes feitos nesta segunda-feira, em Guadalajara, no México: correu os 100 m rasos em 11s41, ficou com a medalha de ouro dos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara e, além disso, quebrou o recorde parapan-americano que havia cravado no Rio de Janeiro, em 2007: 11s72.

Edson Pinheiro correu na categoria T38 do atletismo. A letra "T" diz respeito ao tipo de prova (Track, pista em inglês), enquanto o grau 38 trata de atletas com paralisia cerebral, mas que não dependem de cadeira de rodas para locomoção. Nesta final, havia quatro competidores incritos, mas apenas três participaram. Correram, portanto, com a certeza do pódio.

Edson Pinheiro também é dono do recorde americano dos 100 m rasos: 11s28, conseguido em junho de 2008, na Tunísia. Ele dominou com folga a prova, terminando à frente do canadense Kyle Edward Whitehouse, que ficou com a prata com marca de 12s11.

A medalha de bronze ficou com outro brasileiro: Paulo Pereira fez sua melhor marca da temporada, terminando a prova em 12s31. O argentino Enrique Rotondo seria o quarto elemento, mas sequer competiu na final.

Edson Pinheiro dominou a prova no Parapan-Americano de Guadalajara
Edson Pinheiro dominou a prova no Parapan-Americano de Guadalajara
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade