PUBLICIDADE

Jogos Panamericanos 2011

Bandeira do México é a primeira a ser hasteada na Vila Pan-Americana

5 out 2011 - 14h15
(atualizado às 15h04)
Compartilhar
ANGELA SÁNCHEZ
RAÚL FERMÍN FLORES
Direto de Guadalajara

Com a presença de esportistas mexicanos que já vivem na Vila Pan-Americana, ocorreu na manhã desta quarta-feira a cerimônia de hasteamento da bandeira do México. O local foi a esplanada das bandeiras do local que abrigará atletas de todas as Américas.

O governador de Jalisco, Emilio González Márquez, o diretor do Comitê Organizador dos Jogos Pan-Americanos (Copag), Carlos Andrade Garín; o diretor da Comissão Nacional de Cultura Física e Esporte (Conade), Bernardo de la Garza, deram as boas-vindas aos esportistas e treinadores mexicanos que acompanharam o ato.

"Para todos é um privilégio estar nesta cerimônia protocolar porque sempre é uma emoção render homenagens a nossos lábaros pátrios", afirmou De la Garza. "Nos enche de orgulho ver a nossa bandeira e entoar nosso hino. Isso fazemos milhões de mexicanos, mas daí a poder competir com a bandeira no uniforme há uma grande distância - isso não fazem milhões de mexicanos, apenas 650 (atletas). Muitas felicidades".

"Espero que (vocês) valorizem isso, desfrutem e se sintam orgulhosos, assim como nós estamos orgulhosos de vocês", continuou o dirigente, falando aos atletas presentes. "Nem sempre se pode ganhar, porém sempre se deve sair para ganhar. Estou certo de que haverá muitas alegrias e que veremos nossa bandeira se içar mais de 80 vezes nestes Jogos Pan-Americanos e que vamos escutar nosso hino mais de 23 vezes para fazer história", concluiu, esperando que o México quebre seu recorde de pódios e medalhas de ouro na história da competição, ambos estabelecidos em Mar del Prata 1995.

Por sua parte, o chefe da delegação local, Roberto Probert, ressaltou o espírito pan-americano e a importância de se conviver com esportistas de outras nações: "atletas procedentes de 28 estados da República Mexicana integram a maior delegação entre os países participantes. É aqui onde nossos atletas conviverão com esportistas de diferentes culturas de 42 países. A Vila Pan-Americana será a casa de mais de 6 mil pessoas e é aqui onde se gerará a maior convivência esportiva do continente".

Uma das maiores estrelas da equipe mandante, a ginasta Cynthia Váldez também falou ao término da cerimônia. "Me emociono muito. Foi um evento tão esperado que já estamos a apenas nove dias do início dos Jogos; para mim é um evento especial por ser em Guadalajara. Me sinto motivada, com mais experiência e muita vontade de competir", afirmou a atleta, nascida na cidade-sede da competição.

Por fim, o presidente do Comitê Olímpico Mexicano, Felipe Muñoz Kamapas, qualificou a Vila como o "coração" do Pan. "Como anfitriões temos a honra de ser os primeiros a içar a nossa bandeira. No decorrer dos dias 41 comitês olímpicos nacionais nos seguirão", lembrou.

Pan 2011 no Terra

O Terra transmitirá simultaneamente até 13 eventos, ao vivo e em HD, dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara via web, tablets e celular.

Com uma equipe com mais de 220 profissionais, a maior empresa de Internet da América Latina fará a mais completa cobertura da competição que será realizada de 14 a 30 de outubro, trazendo, direto do México, a preparação de atletas, detalhes da organização e toda a competição, com conteúdo em texto, fotos, vídeos, infográficos e muita interatividade.

Acesse também a cobertura em:

http://m.terra.com.br/guadalajara2011

http://tablet.terra.com.br

http://wap.terra.com.br/pan2011/

Oficiais e autoridades participam da cerimônia de hasteamento da bandeira mexicana
Oficiais e autoridades participam da cerimônia de hasteamento da bandeira mexicana
Foto: Reinaldo Marques / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade