Ulisses Freitas fica em sétimo na classe H4 do ciclismo estrada
PARIS - O sergipano Ulisses Freitas disputou nesta quinta-feira sua segunda prova no ciclismo estrada dos Jogos Paralímpicos de Paris-2024. Depois de ficar em 11º na prova contrarrelógio da chasse H4, o brasileiro disputou a corrida de resistência, completou os 56,8 km em 1h45min42s e terminou na sétima colocação.
A prova de ciclismo estrada na classe H4 foi disputada em quatro voltas de 14,2 km no circuito montado em Clichy-Sous-Bois, na Grande Paris. Dos dez inscritos, o francês Joseph Fritsch ficou pelo caminho logo de cara. O austríaco Thomas Fruehwirth tomou a ponta desde o começo, perseguido sempre de perto pelo holandês Jetze Plat, pelo suíço Fabian Recher e pelo belga Jonas Van de Steene. Ulisses de Freitas, por sua vez, completou a primeira volta na oitava colocação com tempo de 24min55, 3min14s atrás dos líderes.
Na segunda volta, o americano Matt Tingley, que era o oitavo colocado, desistiu e Ulisses Freitas subiu uma posição, mas estava já a 7min38s dos primeiros colocados. Thomas Fruehwirth seguia na primeira colocação, mas apenas com Jetze Plat em sua cola. Fabian Recher ficou nove segundos para trás e Jonas Van de Steene, 55.
+ SIGA O OTD NO , TWITTER, , E FACEBOOK
Acidente na terceira volta
Além de ter ficado distante dos primeiros colocados, Jonas Van de Steene sofreu um acidente na terceira volta. O belga vinha disputando posições quando perdeu o controle e se chocou contra a grade. A hanbike se despedaçou e o ciclista precisou de atendimento médico.
Com o acidente, Ulisses Freitas ganhou mais uma posição e subiu para sétimo, mas 11min51s segundos atrás dos primeiros colocados. Na frente, Thomas Fruehwirth seguia na frente com Jetze Plat coladinho nele. Fabian Recher voltou a se aproximar e agora estava a 4min17s dos dois primeiros. O polonês Rafal Wilk aparecia na quarta posição, 29 segundos atrás do suíço.
Na última volta, a arrancada de Jetze Plat deu ao holandês a medalha de ouro da prova de ciclismo estrada da classe H4. Ele chegou 31s a frente de Thomas Fruehwirth, que ficou com a prata. O polonês Rafal Wilk ficou com a medalha de bronze, enquanto o suiço, que vinha em terceiro, não conseguiu manter o ritmo e terminou em quinto. Ele foi ultrapassado também pelo americano Travis Gaertner, que completou a prova de resistência em quarto.
O austríaco Alexander Gritsch terminou na sexta colocação, enquanto Ulisses Freitas ficou em sétimo, chegando a frente do tailandês Sumas Panalai, que foi o nono. Jonas Van de Steene, Matt Tingley e Joseph Fritsch não completaram a prova.