PUBLICIDADE

Conheça a Peak, marca chinesa que patrocina o Time Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio

Com contrato válido até o fim de 2024, a Peak chegou para substituir a Nike, que vestiu o Time Brasil nas Olimpíadas de 2012 e de 2016

4 ago 2021 13h22
| atualizado às 14h57
ver comentários
Publicidade
A Peak patrocina o Time Brasil (Foto: Reprodução/Instagram)
A Peak patrocina o Time Brasil (Foto: Reprodução/Instagram)
Foto: Lance!

Depois da Olimpíada do Rio, em 2016, o Comitê Olímpico Brasileiro fechou, no ano seguinte, um contrato de patrocínio com a empresa de material esportivo "Quanzhou Peak Shoes", mais conhecia apenas como "Peak". A marca, que chegou para substituir a Nike (vestiu o Time Brasil entre 2012 e 2016), despertou a curiosidade de muitos torcedores nesta edição dos Jogos. A seguir, conheça um pouco mais sobre a Peak e sua parceria com o COB.

PARCEIRIA COM O COB

O contrato firmado entre o COB e a Peak é válido até o fim de 2024. Dessa forma, a marca chinesa vestiu o Time Brasil em quatro Jogos Olímpicos. Fora a Olimpíada deste ano, a patrocinadora esteve presente nos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang, em 2018, Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires, no mesmo ano, e Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude de Lausanne, em 2020.

Ademais, a Peak ainda vestiu o Time Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019, e nos Jogos Sul-Americanos de Cochabamba, que aconteceram em 2018.

Hugo Calderano e Gustavo Tsuboi, com o casaco da Peak, nos Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019 (Foto: Alexandre Loureiro/COB)
Hugo Calderano e Gustavo Tsuboi, com o casaco da Peak, nos Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019 (Foto: Alexandre Loureiro/COB)
Foto: Lance!

Conforme informou o blog "Olhar Olímpico", do UOL, o dado financeiro anual do COB, divulgado em 2018, mostrou que o Comitê não iria receber nenhum centavo da Peak, pelo menos até o fim de 2020.

Ainda segundo o blog, o contrato para o ciclo foi fechado em R$ 7,877 milhões e estipulava um pagamento na forma de "value in kind". Isto quer dizer que a marca chinesa entregou uniformes, que custaram o equivalente a R$ 7,8 milhões, e o Time Brasil os usou até o fim de 2020.

Vale ressaltar que o contrato com o COB prevê a obrigatoriedade do uso das roupas da Peak na Vila Olímpica, em viagens, nos pódios, e, também, nas cerimônias. Dessa forma, durante os jogos em si, é possível usar outros patrocinadores. Por exemplo, o time de futebol é patrocinado pela Nike e o time de vôlei é patrocinado pela Asics.

O time de futebol compete com a camisa da Nike (Foto: DANIEL LEAL-OLIVAS / AFP)
O time de futebol compete com a camisa da Nike (Foto: DANIEL LEAL-OLIVAS / AFP)
Foto: Lance!

Por outro lado, 24 atletas de sete modalidades diferentes utilizam os uniformes da marca chinesa enquanto estão em competição. Isso acontece no boxe, na canoagem, no levantamento de peso, no pentatlo, no remo, no tênis de mesa e no tiro com arco.

O boxe compete com a camisa da Peak (Foto: Reprodução/SPORTV)
O boxe compete com a camisa da Peak (Foto: Reprodução/SPORTV)
Foto: Lance!

SOBRE A PEAK

A "Peak Sport" se estabeleceu em 1989 e já tem uma rede de distribuição de quase oito mil pontos de venda em mais de 110 países. Segundo o site oficial, a Peak se mostrou como uma das marcas de calçados e roupas de crescimento mais rápidas do mundo. Ainda de acordo com o site, isso aconteceu por causa do "design, qualidade e tecnologias patenteadas".

Ainda vale destacar que a Peak fornece calçados, roupas e assessórios, tanto para as Olimpíadas de verão quanto de inverno. Por fim, o site oficial da marca informa que a cultura da "Peak Sport" é inspirada no lema "Mais rápido, mais forte, mais alto" dos Jogos Olímpicos.

Além disso, a Peak Sport ainda veste outros times que disputam a Olimpíada de Tóquio. São eles: Eslovênia, Islândia, Nova Zelândia, Romênia e Ucrânia. Neste ano, inclusive, a imprensa internacional noticiou que o valor de mercado da marca chinesa já era de 1,4 bilhão de dólares (aproximadamente R$ 7,3 bilhões na cotação atual).

VEJA O QUADRO DE MEDALHAS DA OLIMPÍADA DE TÓQUIO

Lance!
Publicidade
Publicidade