Brasil com 24 pódios e dez ouros na Copa Pan-Americana Sub-21
Chuva de medalhas para o Brasil na Copa Pan-Americana Sub-21 de Judô neste sábado (14). O país esteve representado em Assunção, no Paraguai, com 30 atletas e conquistou 24 pódios, com dez ouros, seis pratas e oito bronzes. Os brasileiros campeões continentais são: Nycolly Carneiro (48kg), Nicole Marques (52kg), Bianca Reis (57kg), Bruno Nóbrega (66kg), Arthur Santos (73kg), Olivia Oliveira (+78kg), Luan Almeida (81kg), João Segatelle (90kg), Matheus Guimarães (100kg) e Gabriel dos Santos (+100kg).
Campanha dos campeões
Nycolly Carneiro iniciou sua trajetória de campeã da Copa Pan-Americana Sub-21 no Grupo B. Na estreia, ela venceu a chilena Maria Valencia. Na segunda rodada, triunfo diante da argentina Nayla Burzio. Em seguida, na semifinal, encontro vitorioso contra a compatriota Clarice Ribeiro. Na decisão, a atleta de Curitiba derrotou a colombiana Manuela Crespo para ganhou o ouro. Ainda na categoria 48kg, Clarice Ribeiro ficou com o bronze e Maria Argemi terminou em 5º lugar.
Ainda no feminino, Nicole Marques, da 52kg, venceu a equatoriana Blanca Chala na abertura do Grupo B. Na segunda luta, ela superou a chilena Ayinko Toloza na semifinal e foi campeã da Copa Pan-Americana com resultado favorável diante da colombiana Wendy Golu. Única atleta da 57kg, Bianca Reis iniciou caminhada do título contra a paraguaia Paloma Narvaez no Grupo A. Para alcançar a final, ela teve êxito contra a chilena Martina Moreno. Por fim, o ouro foi conquistado sobre a venezuelana Audreys Pacheco.
O último ouro entre as mulheres foi de Olivia Oliveira (+78kg). Na estreia, vitória diante a mexicana Barbara Padilla. E, na final, derrotou a chilena Kharla Casas. No masculino, Bruno Nóbrega debutou pelo Grupo D da 66kg ganhando do boliviano Emiliano Paz. Ainda na chave, eliminou o argentino Reiver Soto. Na semifinal da Copa Pan-Americana, ele derrubou o chileno Fabricio Meyer. No duelo do ouro, Bruno Nóbrega bateu o conterrâneo Adriel Silva para ser campeão e deixar o rival com a prata.
Pódios completos
Arthur Santos, da 73kg, também foi campeão da Copa Pan-Americana. Ele abriu sua participação na competição superando o uruguaio Martin Maldonado. Na etapa seguinte, Arthur Santos encontrou o brasileiro Antônio Rocha e o eliminou. Já entre os quatro melhores, ele derrotou o equatoriano José Gonzalez e, para ganhar o título, venceu o colombiano Keiner Garnica. Antônio Rocha, o outro atleta da categoria, ficou em sétimo lugar.
Na categoria 81kg, o Brasil fez pódio completo. Luan Almeida foi campeão vencendo, na sequência, o argentino Alem Yuma, o venezuelano Luis Pariche e o brasileiro Antônio Neto, medalhista de prata. Já Enzo Trombini foi bronze. O domínio das medalhas também ocorreu na 90kg, com título de João Segatelle, que bateu na estreia o colombiano Jhon Sinisterra e o venezuelano Samuel Corzo na semifinal. Na decisão, ele ganhou do brasileiro Gustavo Milano, vice-campeão. Lucas Ribeiro terminou em terceiro.
Nas categorias mais pesadas do masculino, o Brasil foi campeão com Matheus Guimarães na 100kg. A campanha vitorioso somou resultados positivos contra o colombiano Christopherd Galvis, na semifinal, e o venezuelano Gustavo Canizalez, na decisão. Na +100kg, Gabriel dos Santos ganhou o ouro por levar a melhor nas lutas contra o equatoriano Mijail Paucar e, na final, diante do chileno Patricio Urra. O judô brasileiro colocou também Heitor Bernabé no pódio com o bronze.
Mais medalhistas
Em três categorias o Brasil não foi campeão: 60kg, 63kg e 70kg. Na primeira delas, Marcus Ramos terminou em sétimo, com Lucas Takaki ganhando a prata e Riquelme Paiva o bronze. Na segunda, Carolina Machado perdeu no início da Copa Pan-Americana e Anna Júlia Sperling acabou em sétimo. As medalhistas foram Eduarda Bastos e Maria Avelino, ambas com o bronze, e Ana Beatriz Feitosa com a prata. Para completar, na última delas, Mari Hayse Silva foi bronze e Lívia Resende ganhou a prata.