Adriana Azevedo para na semifinal do KL1 em Paris-2024
Vaires-sur-Marne - A brasileira Adriana Gomes de Azevedo parou na semifinal do KL1 200m feminino da canoagem na Paralimpíada de Paris-2024. Ela ficou em quarto lugar em sua série semifinal, com 1min00s13, disputada na manhã deste domingo (08), no Estádio de Vaires-sur-Marne, e não avançou à final da prova. Outros quatro brasileiros ainda competirão no dia.
Adriana Gomes competiu na segunda bateria semifinal do KL1 (usa somente os braços na remada), que contou com quatro atletas. Destas, as três primeiras avançavam para a final. A brasileira não teve uma boa largada e ficou para trás. Ela chegou a lutar pela terceira colocação até os metros finais, mas não obteve sucesso e terminou na quarta posição.
A potiguar marcou 1min00s13 em sua prova, ficando a 1min42s do top-3. A vencedora da série foi a alemã Edina Mueller, com 57s10, seguida pela japonesa Monika Seryu, com 57s98, e pela britânica Jeanette Chippington, com 58s71. Na outra semifinal, passaram para a final, a canadense Brianna Hennessy, a chinesa Xie Maosan e a italiana Eleonora de Paolis.
Esta foi a segunda participação paralímpica de Adriana Azevedo, que tem 46 anos de idade e é natural de Natal (RN). Ela teve poliomielite aos 11 meses de vida e, aos 32 anos, recebeu o diagnóstico de Síndrome Pós-Poliomielite, que usa degeneração muscular. Começou na canoagem aos 32 anos e disputou Tóquio-2020, onde também caiu na semifinal do KL1.