PUBLICIDADE

Olimpíada 2016

Grupos linguísticos questionam inglês em slogan da candidatura Paris 2024

17 fev 2017 - 15h57
Compartilhar
Exibir comentários

Um coletivo de associações de defesa da língua francesa anunciou nesta sexta-feira que apresentará uma queixa contra a prefeitura de Paris, por lançar um slogan em inglês para a candidatura da cidade para ser sede dos Jogos Olímpicos de 2024.

"Made for sharing" (Feito para compartilhar) foi o lema apresentado no último dia 3, para lançar a promoção internacional da proposta parisiense, que está na briga com Los Angeles, nos Estados Unidos, e Budapeste, na Hungria.

De acordo com o advogado Emmanuel Ludot, que representa o coletivo, composto por quatro organizações afirmou que a denúncia foi motivada por um "insulto à língua francesa e a violação da Constituição".

A iniciativa foi apoiada por Bernard Pivot, presidente do júri do prêmio literário Goncourt, que, em entrevista à rádio "RTL", considerou o slogan um erro.

"É uma falta contra a língua francesa, que é uma das olímpicas, e uma burrada porque, até na língua de Shakespeare esse slogan carece de relevo", avaliou.

A primeira a destacar a utilização do inglês foi a líder ultradireitista Marine le Pen, candidata à presidência do país, que considerou o caso uma "traição linguística".

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade