PUBLICIDADE

Olimpíada 2016

Após polêmica, Tóquio 2020 revisará regras sexistas de acesso à sede do golfe

18 jan 2017 - 10h05
Compartilhar
Exibir comentários

A organização dos Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio, revisará às regras de acesso ao clube escolhido para ser sede da disputa do golfe após críticas pelo fato de o local não aceitar mulheres como membros de pleno direito.

O Kasumigaseki Country Club é um dos clubes privados mais antigos do Japão, mas não permite que as mulheres sejam associadas plenas nem jogar aos domingos, regras que provocaram críticas da governadora de Tóquio, Yuriko Koike.

"Seguiremos estudando a política do clube sobre a elegibilidade dos membros e as reações da opinião pública", explicou a organização dos Jogos Olímpicos de Tóquio em comunicado.

"O clube recebeu várias competições nacionais, como o Japan Women's Open de 1999, e cumpre plenamente os requisitos para as competições de golfe de nível olímpico", completou a Tóquio 2020.

As regras foram questionadas por Koike na última sexta-feira, durante uma entrevista coletiva, criando mais polêmica sobre a realização dos Jogos Olímpicos no país.

Além da questão das regras sexistas do clube escolhido para as competições de golfe, Tóquio 2020 já teve que lidar com a substituição do projeto original do estádio olímpico após os custos terem duplicado e com a mudança da logomarca do evento depois de acusações de plágio.

O ex-governador de Tóquio Yoichi Masuzoe renunciou ao cargo em junho por um escândalo de desvio de recursos públicos. A isso se soma as investigações sobre subornos na candidatura da cidade.

Koike chegou ao cargo em julho defendendo na campanha transparência e controle de gastos para Tóquio 2020. Desde então, determinou a revisão de projetos de novas instalações e também do financiamento para evitar que as despesas disparem.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade