PUBLICIDADE

Olimpíada 2016

Rio 2016 demite funcionários que roubaram dados de Londres 2012

21 set 2012 - 16h15
(atualizado às 18h01)
Compartilhar

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro demitiu dez funcionários que baixaram, sem autorização, arquivos de computadores dos responsáveis pela Olimpíada de Londres durante a realização do evento.

Cerca de 200 brasileiros ajudaram o comitê britânico; 10 roubaram dados sigilosos
Cerca de 200 brasileiros ajudaram o comitê britânico; 10 roubaram dados sigilosos
Foto: Getty Images

O Comitê Rio 2016 informou, em comunicado nesta sexta-feira, que os funcionários envolvidos no caso prestavam serviços ao Comitê Organizador dos Jogos de Londres 2012 (Locog), em virtude de parceria entre as duas frentes.

"Os envolvidos foram identificados e as lideranças do Rio 2016 e do Locog agiram de forma conjunta, coordenada e rápida para reparar a situação. Todos os arquivos foram recuperados e devolvidos e os funcionários foram desligados do Rio 2016", disse o comunicado.

Os dez funcionários dos Jogos do Rio, todos brasileiros, trabalhavam em diferentes áreas na organização da Olimpíada de Londres e tinham acesso aos arquivos durante a execução de suas tarefas, de acordo com uma fonte do comitê.

"O problema foi que a norma do Locog não permitia que eles baixassem esses arquivos", disse a fonte, que pediu para não ser identificada. De acordo com o comitê carioca, o caso foi descoberto logo após a Olimpíada de Londres, cujo encerramento foi no dia 12 de agosto, e os funcionários foram demitidos logo depois que voltaram ao Brasil.

A organização disse na nota oficial que os eles tiveram "atitude contrária aos princípios que regiam a confiança mútua entre as duas organizações".

Cerca de 200 representantes do Rio de Janeiro acompanharam em Londres a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade