PUBLICIDADE

Fórmula Indy

Por respeito, Zanardi descarta correr 500 Milhas de Indianápolis

13 set 2012 - 10h06
(atualizado às 11h38)
Compartilhar

O ex-piloto de Fórmula 1 e bicampeão paralímpico Alex Zanardi descartou disputar as 500 Milhas de Indianápolis. Ele disse ao jornal IndyStar que, por respeito aos outros pilotos da Fórmula Indy, não poderia "acertar tudo em algumas semanas", embora acredite que tenha a técnica necessária para "virar o volante do jeito certo".

Zanardi foi um dos grandes destaques dos Jogos Paralímpicos de Londres, com duas medalhas de ouro e uma de prata. Após conquistar o título do ciclismo na categoria H4 contra o relógio (para atletas paraplégicos que utilizam bicicleta especial impulsionada com as mãos), afirmou que conversou com Jimmy Vasser e Chip Ganassi sobre a possibilidade de produzir um carro especial para que ele pudesse correr na principal prova do automobilismo americano.

O italiano venceu 15 corridas e conseguiu 10 pole positions pela equipe Ganassi antes do acidente que o fez perder as duas pernas em 2001. Zanardi disse que a conversa foi "puramente hipotética". Ele avisou que precisaria ir todos os dias à garagem para ajustar o carro e, obviamente, necessitaria de mais tempo que os outros pilotos para se adaptar. Para isso, teria que abandonar a vida na Itália, onde o filho estuda, e se mudar para os EUA.

Em nova conversa com Vasser, dono da equipe KV, dos brasileiros Tony Kanaan e Rubens Barrichello, ouviu que deveria procurar Ganassi, por mais que o dirigente "adorasse a ideia de colocá-lo em um carro de corrida". Zanardi aprovou e disse que seria "uma grande ideia pilotar novamente o carro vermelho número 4", se ele decidisse disputar a prova.

O italiano não tem medo de um novo acidente e conta com o apoio da mulher Daniela, "que confia na minha habilidade de manter o carro no asfalto preto e longe da parede". Ele admitiu que pilotar na Indy seria "abusar um pouco da sorte" e brincou que "se quebrasse uma das pernas, demoraria apenas alguns minutos para consertar".

No ciclismo, Zanardi ganhou três medalhas nos Jogos Paralímpicos de Londres: duas de ouro e uma de prata
No ciclismo, Zanardi ganhou três medalhas nos Jogos Paralímpicos de Londres: duas de ouro e uma de prata
Foto: AP
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade