PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Natação do Brasil estreia piscina de Londres e aposta em recordes

3 mar 2012 - 14h06
Compartilhar
Ulisses Neto
Direto de Londres

O Centro Aquático da Olimpíada de Londres 2012 recebeu neste sábado sua primeira competição oficial de natação. Atletas de todo o mundo participaram do Campeonato Britânico, realizado entre os dias 03 e 10 de março. O evento-teste também serve como seletiva para os nadadores da Grã-Bretanha, além de ser preparatório dos Jogos para os demais participantes.

O Brasil tem 15 representantes na competição, todos considerados o futuro da modalidade no País. As principais estrelas da categoria, entre elas o medalhista olímpico Cesar Cielo, não foram até a capital britânica para evitar o desgaste antes do Sul-Americano Absoluto. O torneio será realizado em duas semanas em Belém, capital do Pará, e também funciona como seletiva olímpica para os brasileiros.

Por esse motivo, a CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) decidiu convocar atletas mais jovens, entre 16 e 22 anos, para o campeonato em Londres. A ideia é dar experiência internacional às promessas, já visando os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

Cinco nadadores brasileiros competiram na piscina olímpica neste sábado. Para o chefe da delegação do País, Fernando Vanzella, o Parque Aquático de Londres está em excelentes condições e será palco de diversas quebras de recordes.

"As duas piscinas são muito boas, tanto a de aquecimento quanto a de competição. Os equipamentos são bem modernos e já estão prontos para os Jogos. Os blocos de saída, as raias, a profundidade da piscina, a temperatura, toda a parte técnica está perfeita", diz.

O técnico afirma que "com os primeiros resultados de hoje, já podemos avaliar a 'rapidez' da piscina. A Bruna Rocha, que nada os 100 m borboleta, chegou muito próximo do melhor tempo dela em condições perfeitas ¿ o que não é o caso aqui porque estamos no meio da temporada nos preparando para a seletiva de abril ¿ então isso já mostra que é uma piscina rápida, muito boa para tempos".

No entanto, o técnico brasileiro aponta alguns acertos que precisam ser feitos no Centro Aquático antes do início da Olimpíada, em 27 de julho. "Ainda é preciso ajustar alguns detalhes nas arquibancadas para aumentar a capacidade de espectadores. A área de concentração, onde os atletas recebem as massagens e outros suportes técnicos, perto da piscina de soltura, também deve ser revista", afirmou Fernando Vanzella. Ele ainda fez mais observações.

"É um espaço um pouco apertado, não cabem todos os países desse evento preparatório, não sei como será na Olimpíada. Mas, de qualquer forma, atende bem a todas as necessidades para os Jogos. Nossa impressão foi muito boa de tudo até agora".

Expectativa de medalhas

O chefe da delegação brasileira acredita que Cesar Cielo ¿ que ainda não conheceu a piscina olímpica ¿ terá grandes chances de repetir seu feito de Pequim. "O Cielo vem para defender o título olímpico dele. Está se mantendo como número 1 do mundo nesse ciclo de Pequim para cá, tanto no Mundial de Roma, em 2009, como no de Xangai em 2011, foi campeão. Por isso, acredito, sim, que ele venha para ser campeão olímpico", avalia.

"Quando entrar aqui, ele vai ter o mesmo impacto de motivação com a piscina que todos nós tivemos, com aquela energia e espírito de um evento como uma Olimpíada. Com certeza, a piscina atende as necessidades e ele virá para um bicampeonato", completa Vanzella.

Segundo Fernando, a meta da delegação brasileira é superar os resultados de Pequim 2008, quando o País conquistou duas medalhas: ouro, nos 50 m livre, e Bronze, nos 100 m livre ¿ ambas com Cesar Cielo. Um total de 13 nadadores brasileiros já estão classificados para Londres 2012, mas esse número pode chegar a 20 depois das três seletivas que serão realizadas até maio.

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Equipe de natação do Brasil posa em nova piscina de Londres
Equipe de natação do Brasil posa em nova piscina de Londres
Foto: Ulisses Neto / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade