PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Londres teme que Argentina proteste pelas Malvinas durante os Jogos

25 jun 2012 - 10h49
(atualizado em 26/6/2012 às 14h25)
Compartilhar

O Reino Unido segue com receio de que a Argentina possa utilizar os Jogos Olímpicos de Londres 2012 como plataforma para manifestar sua reivindicação pelas Ilhas Malvinas, publicou no domingo o jornal The Sunday Times.

» Escolha a atleta mais bela dos Jogos Olímpicos de Londres 2012

» Brigas e dramas: relembre grandes momentos olímpicos

» Saiba todos os detalhes dos atletas brasileiros que estarão em Londres

O Ministério de Relações Exteriores britânico recebeu informação secreta que aponta a que a Argentina tentará aproveitar o evento esportivo para chamar a atenção de todo o mundo sobre sua reclamação quanto à soberania das ilhas do Atlântico Sul.

Aparentemente, o Governo britânico está preocupado com a possibilidade de haver uma manifestação de atletas argentinos similar à que fizeram desportistas afro-americanos nos Jogos de 1968, na Cidade do México, em cerimônias de entrega de medalhas.

Na ocasião, Tommie Smith, medalhista de ouro nos 200 metros rasos, e John Carlos, de bronze, levantaram o punho e, sem calçados, exibiram meias pretas para representar a pobreza. Segundo o The Sunday Times, Londres teme que qualquer gesto por parte dos atletas argentinos seja divulgado pela imprensa do mundo todo, o que aprofundará ainda mais as já tensas relações entre os dois países por causa do conflito das Malvinas.

"Estamos preocupados que a Argentina aproveite os Jogos Olímpicos para protestar pelas Falklands (como os britânicos chamam as Malvinas) e estamos vendo o que podemos fazer. Eles parecem determinados a apresentar seu caso diante de qualquer oportunidade", disse ao jornal uma fonte do Foreign Office, o Ministério do Interior britânico.

Na semana passada, o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, foi abordado pela presidente da Argentina, Cristina Kirchner de Kirchner, na cúpula do Cúpula do G20 em Los Cabos (México). Na ocasião, Cristina tentou entregar a Cameron documentos relacionados com a reivindicação das Ilhas Malvinas, mas o premiê se negou a aceitá-los.

De acordo com The Sunday Times, o Comitê Olímpico Internacional (COI) informou ao Comitê Organizador Local dos Jogos de Londres (Locog) que há regras muito estritas sobre os uniformes dos atletas e garantiu que os atletas argentinos não exibirão símbolos políticos. No entanto, o Governo está preocupado que alguns deles possam fazer algum tipo de protesto.

Além disso, segundo o jornal britânico, há temor que um grupo argentino de esquerda denominado Hinchadas Unidas Argentinas planeje uma viagem para Londres para protestar.

Recentemente, o Governo do Reino Unido expressou insatisfação pela divulgação na Argentina de um vídeo gravado em segredo no qual se via um atleta argentino em atividade nas Malvinas. No fim, havia a mensagem: "para competir em solo inglês, treinamos em solo argentino".

Diante das tensões entre os dois países, o Governo das Ilhas Malvinas anunciou recentemente que realizará um plebiscito para decidir seu futuro político, mas se nega a dialogar com Buenos Aires que envolva a soberania.

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Possíveis protestos argentinos já causam preocupação no Comitê Organizador dos Jogos
Possíveis protestos argentinos já causam preocupação no Comitê Organizador dos Jogos
Foto: Terra
Fonte: Lancepress!
Compartilhar
Publicidade