PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Jornal inglês lista fatos e rumores da abertura dos Jogos; confira

24 jul 2012 - 03h08
(atualizado às 03h16)
Compartilhar

Apesar de já ter algumas informações divulgadas, a abertura dos Jogos Olímpicos de Londres, como não poderia deixar de ser, segue rodeada de bastante mistério. Com a intenção de desbravar o que vai ocorrer na próxima sexta-feira, no Estádio Olímpico, o jornal britânico Mirror reproduziu, em seu site, uma lista de informações conhecidas e de rumores do evento.

» Terra transmite ao vivo 6 jogos de futebol no 1º dia da Olimpíada

» Veja e vote nas atletas que brigam para entrar na lista das mais belas

» Saiba como assistir à Olimpíada no Terra

» Coloque as notícias sobre a Olimpíada no seu site

» Veja a agenda completa para os Jogos de Londres

Como é sabido, a abertura custará 27 milhões de libras (cerca de R$ 85 milhões), 45 milhões de libras (R$ 142 milhões) a menos do que o gasto em Pequim 2008. Com uma audiência mundial estimada em um bilhão de pessoas, terá direção de Danny Boyle, vencedor do Oscar com Quem quer ser um milionário?, e supervisão de Stephen Daldry, diretor de Billy Elliot. Já a responsabilidade sobre a trilha sonora está com a banda Underworld, parceira de Boyle no filme Trainspotting, de 1996.

No Estádio Olímpico, os espectadores verão um pré-show, com início marcado para às 20h12 (horário local, 16h12 no horário de Brasília). Às 21h locais (17h de Brasília), o toque do "maior sino harmônico do mundo" marcará o início da Olimpíada de 2012. Com o peso de 27 toneladas, o objeto foi feito na London's Whitechapel Foundry, mesma responsável por fabricar o Big Ben, de 13,5 toneladas, no ano de 1856.

Antes do início oficial da abertura teatral, será transmitido um documentário feito pela equipe de drama da BBC que, segundo o jornal inglês, pode contar com Daniel Craig como James Bond recebendo uma ordem de nobreza no Palácio de Buckingham. Há rumores de que no clímax do filme, chamado de A Chegada, o próprio Daniel Craig ou um dublê de 007 apareça de paraquedas ou desça de helicóptero no gramado do estádio londrino.

A partir de então será dada a largada para o espetáculo montado por Danny Boyle, que, como já divulgado, terá o nome Ilhas da Fantasia e será inspirado no discurso patriótico de Caliban na obra A Tempestade, de Shakespeare. Com uma hora de duração, o show girará em torno da figura de 80 pés do mago Prospero, que será colocada no centro da arena, afirma a publicação.

Está previsto que a história da Inglaterra seja contada no show, a começar pela cena nomeada Verde e Agradável, que retratará um Reino Unido rural e terá diversos animais reais - 12 cavalos, três vacas, duas cabras, dez galinhas, dez patos, nove gansos, 70 ovelhas e três carneiros, além de pessoas jogando críquete.

De acordo com vazamentos apurados pelo Mirror, a cena rural não durará muito tempo, sendo substituída por chaminés representando a Revolução Industrial e por soldados, em uma homenagem às forças armadas do Reino Unido. Outros tributos serão dados ao protesto denominados Jarrow March, de 1936, e à migração dos índios ocidentais, em 1948, assim como ao Serviço Nacional de Saúde (SNS).

No fim do espetáculo, finalmente a celebridade mais esperada: rumores dizem que o cantor Paul McCartney cantará três músicas, encerrando sua participação com um coro de 60 mil vozes do refrão de Hey Jude. Apesar de haver boatos sobre a participação de Ringo Starr, o ex-baterista dos Beatles afirmou que não foi convidado. Já um que foi convidado, mas não poderá participar, é o baterista Keith Moon, do The Who, morto em 1978.

Especula-se ainda que outras bandas britânicas icônicas façam aparições durante o show, como The Rolling Stones, Spice Girls e Take That. A trilha sonora da festa será, de fato, um espetáculo à parte, passando por nomes de diversos estilos britânicos, tais como Beatles, Oasis, Sex Pistols, Frankie Goes To Hollywood, Amy Winehouse, Coldplay, Muse, The Clash, Eric Clapton, Rolling Stones, Queen, David Bowie, entre muitos outros. A presença de astros esportistas, como Muhammad Ali e David Beckham é especulada por outro jornal, o The Guardian.

Após o fim do coro de Paul McCartney, membros do Comitê Olímpico Internacional e do Comitê Organizador Local irão recepcionar a Rainha Elizabeth II, logo antes do desfile dos atletas olímpicos. Na sequência, a pira olímpica será acesa, culminando com um show de fogos que deverá durar até aproximadamente 00h30 local (20h30 de Brasília).

Olimpíada ao vivo no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, de 25 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

De acordo com rumores, espetáculo será fechado por um coro de Hey Jude por 60 mil pessoas
De acordo com rumores, espetáculo será fechado por um coro de Hey Jude por 60 mil pessoas
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade