PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Dilma viaja nesta terça à tarde para Londres e fica até sábado

24 jul 2012 - 06h57
(atualizado às 07h50)
Compartilhar

A presidente Dilma Rousseff, acompanhada por uma comitiva de ministros, viaja nesta terça-feira (24), por volta das 16h, para Londres, capital do Reino Unido, onde fica até o próximo sábado (28). Ela programou uma intensa agenda, que inclui a abertura da 30º edição dos Jogos Olímpicos, quando aproveitará para promover o Brasil como destino turístico, e atividades de fortalecimento do Programa Ciência sem Fronteiras, além de várias reuniões.

» Terra transmite ao vivo 6 jogos de futebol no 1º dia da Olimpíada

» Veja e vote nas atletas que brigam para entrar na lista das mais belas

» Saiba como assistir à Olimpíada no Terra

» Coloque as notícias sobre a Olimpíada no seu site

» Veja a agenda completa para os Jogos de Londres

Dilma deve viajar acompanhada pelos ministros Helena Chagas (Comunicação Social), Aldo Rebelo (Esportes), Antonio Patriota (Relações Exteriores), Gastão Vieira (Turismo), Aloizio Mercadante (Educação) e Marco Antonio Raupp (Ciência, Tecnologia e Inovação), além do presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS).

A governante tem uma conversa marcada com o primeiro-ministro britânico, James Cameron, e participa de uma recepção oferecida pela rainha Elizabeth II aos chefes de Estado e de Governo, no Palácio de Buckingham. Na quarta-feira (25), a presidente se reúne com o líder político britânico.

A expectativa é que Dilma e o primeiro-ministro tratem dos efeitos da crise econômica internacional sobre a Europa e o restante do mundo. Vários países da zona do euro, como a Espanha, Portugal e Grécia, estão entre os que mais sofrem com os impactos da crise.

Paralelamente, a presidente aproveita a viagem para divulgar a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, e as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. A ideia é que o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), durante os Jogos Olímpicos de Londres, aproveite para promover os destinos brasileiros no exterior. Dilma estará à frente da campanha.

Na quinta-feira (26), ciência e educação dominam o dia da presidente. Ela visita o Museu de Ciências acompanhada pelo cientista e doutor em cosmologia Stephen Hawking. Dilma também tem encontro com estudantes do Ciência sem Fronteiras. A intenção do governo é enviar 100 mil profissionais e pesquisadores em quatro anos para diversos países.

Por meio do Ciência sem Fronteiras, o governo promete custear 75 mil bolsas e espera que a iniciativa privada viabilize mais 25 mil. O programa inclui desde bolsas do tipo sanduíche (em que parte do curso é feita no Brasil e outra parte no exterior) de graduação até pós-doutorado em 18 áreas de tecnologia, engenharia, biomedicina e biodiversidade. Ainda na quinta-feira, deve ser assinado o termo de compromisso entre Brasil e Reino Unido para incluir universidades britânicas no programa.

Também na quinta-feira, Dilma inaugura a Casa Brasil. No local, foi organizada uma exposição sobre ciência e tecnologia na área de esportes. A mostra foi montada para promover as Olimpíadas de 2016, com sede no Rio de Janeiro. A sexta-feira (28) será dedicada à abertura do 30º Jogos Olímpicos.

As cerimônias de abertura e encerramento poderão ser acompanhadas por meio das transmissões de televisão por aproximadamente 4 bilhões de pessoas no mundo, segundo os organizadores dos Jogos. No total, são 29 modalidades e 26 esportes. A previsão é que cerca de 10,5 mil atletas de 192 países e 13 territórios participem. O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) reuniu uma equipe de 259 atletas, dos quais 136 são homens e 123, mulheres. Eles disputarão 32 modalidades olímpicas.

Olimpíada ao vivo no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, de 25 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Em comitiva a Londres, Dilma se reunirá com primeiro-ministro James Cameron e rainha Elizabeth II
Em comitiva a Londres, Dilma se reunirá com primeiro-ministro James Cameron e rainha Elizabeth II
Foto: Adalberto Marques/Agif/Gazeta Press / Divulgação
Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade