2 eventos ao vivo

Eslovena empata tempo e divide medalha de ouro com suíça no downhill

Depois de duas prata em Vancouver 2010, Tina Maze conquistou primeiro ouro olímpico ao dividir topo do pódio do downhill feminino com Dominique Gisin; Julia Mancuso, Maria Hoefl-Riesch e Elisabeth Goergl decepcionaram

12 fev 2014
06h48
atualizado às 09h55
  • separator
  • comentários

A prova feminina do esqui downhill na Olimpíada de Inverno de 2014, em Sochi (Rússia), terminou com duas atletas no topo do pódio. A surpreendente Dominique Gisin (Suíça) e a experiente Tina Maze (Eslovênia) registraram o mesmo tempo de 1min41s57 na descida do Rosa Khutor Alpine Center, em Krasnaya Polyana, e dividiram a medalha de ouro nesta quarta-feira (12). Lara Gut (Suíça) completou o pódio com o terceiro lugar, conquistando a medalha de bronze – não houve medalha de prata.

Dominique e Tina subiram juntas no pódio
Dominique e Tina subiram juntas no pódio
Foto: Getty Images

A prova foi marcada por uma série de decepções entre as favoritas. Sem a campeã da prova em 2010, a americana Lindsey Vonn (machucada), nomes como Julia Mancuso (Estados Unidos), Elisabeth Goergl (Áustria) e Maria Hoefl-Riesch (Alemanha) figuravam entre as principais candidatas ao pódio. Nenhuma delas, porém, chegou a ocupar um dos três primeiros lugares em nenhum momento da disputa.

Considerada uma competidora secundária na briga pelo pódio, Dominique Gisin foi a oitava esquiadora a descer (dentre 42 atletas na prova) surpreendeu ao estabelecer a melhor marca: 1min41s57. A esquiadora suíça, 28 anos, disputa as Olimpíadas de Inverno pela segunda vez; nos Jogos de 2010, em Vancouver (Canadá), ela caiu e não completou a prova do downhill.

Considerada uma das favoritas ao pódio, a americana Julia Mancuso foi a 12ª a largar. A americana fez uma descida excessivamente cautelosa, marcando 1min42s56 no trecho de 2,7 km, o que a colocou na quarta posição provisória – ou seja, correndo o risco de perder mais posições no decorrer da competição.

A situação foi ainda pior para a alemã Maria Hoefl-Riesch, que buscava sua quarta medalha de ouro em Olimpíadas de Inverno – a primeira no downhill. Com a marca de 1min42s74, Hoefl-Riesch ficou na então nona posição, tendo ainda 22 atletas para realizar a descida e podendo bater seu tempo.

Para desespero da Hoefl-Riesch e de Mancuso, a primeira atleta a descer após a alemã foi a eslovena Tina Maze, dona de duas pratas na Olimpíada de Inverno de 2010 (Super G e slalom gigante) e também cotada ao pódio. Em sua descida, porém, Maze marcou 1min41s57, igualando a marca de Dominique Gisin. Neste momento, a prova passou a ter duas líderes, com possibilidade real de divisão de um lugar no pódio.

Na sequência de favoritas, a austríaca Elisabeth Goergl (bronze em Vancouver e 19ª a descer) fez o 10º tempo, enquanto a norueguesa Anna Fenninger (22ª a largar) não completou. Assim, a prova terminou com Julia Mancuso em oitavo lugar, Maria Hoefl-Riesch em 13º e Elisabeth Goergl apenas na 16ª colocação.

<a data-cke-saved-href="http://esportes.terra.com.br/infograficos/sochi-2014/" href="http://esportes.terra.com.br/infograficos/sochi-2014/">Sochi 2014</a>
Fonte: Terra
  • separator
  • comentários
publicidade