PUBLICIDADE

Jogos Inverno 2010

Canadá espera assumir ponta do quadro de medalhas só no fim

3 fev 2010 - 13h07
Compartilhar

A Olimpíada de Inverno de Vancouver nem começou, mas o Canadá já pede calma a seus torcedores. Devido à programação do evento que ocorre entre 12 e 28 de fevereiro, o país-sede já adianta que não conseguirá lutar pela ponta do quadro de medalhas até o dia 24. Na reta final dos Jogos, porém, aposta em uma avalanche de pódios.

Disputando uma edição de Olimpíada diante da torcida pela segunda vez na história após Calgary 1988, o Canadá pretende, de forma inédita, ter os melhores resultados da competição. Até aqui, sua colocação mais expressiva foi a terceira em Lake Placid 1932. Recentemente, a nação conquistou sete medalhas de ouro tanto em Salt Lake City 2002 quanto em Turim 2006 e busca dobrar esse número neste ano.

As previsões, entretanto, são otimistas apenas para os últimos cinco dias de disputa em Vancouver, quando ocorrem finais de modalidades teoricamente favoráveis aos donos da casa como curling, hóquei, esqui estilo livre e snowboard. "Lá pelo oitavo dia de Jogos, talvez Estados Unidos e Alemanha estejam com 20 medalhas contra dez nossas", afirmou Roger Jackson, chefe-executivo do programa de desenvolvimento esportivo do governo canadense.

Para a reta final da Olimpíada, deve haver uma grande reação dos anfitriões, que teriam até 70 medalhistas em potencial entre os 206 atletas que formam a delegação - os nomes citados por Jackson chegaram entre os cinco melhores em eventos da Copa do Mundo nos últimos 12 meses.

Desse modo, o dirigente nega ser uma ¿arrogância¿ pensar em vitória no medalheiro para o Canadá. "Precisamos de um foco para deixar todos envolvidos. É como pensar 'bem, porque não apostar em ser o número um do mundo'", disse.

Segundo as previsões da agência AP, o país-sede ganhará 31 medalhas em Vancouver, sendo 15 de ouro. Essa marca seria suficiente para vencer com sobras os Jogos de Turim, onde a Alemanha, líder da classificação geral, subiu ao ponto mais alto do pódio por 11 vezes.

Sete vezes campeã olímpica, seleção canadense masculina de hóquei é favorita em Vancouver
Sete vezes campeã olímpica, seleção canadense masculina de hóquei é favorita em Vancouver
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade