4 eventos ao vivo

Antes do ouro, Vonn recebeu conselhos de campeã olímpica

18 fev 2010
04h06
atualizado às 04h38

A americana Lindsey Vonn ganhou importantes orientações um dia antes de descer a Whistler Creekside nesta quarta-feira e conquistar o ouro na prova feminina do downhill. A responsável pelas "dicas" à musa foi sua compatriota Picabo Street, duas vezes medalhista no esqui alpino na década de 1990. A informação é do jornal Today.

Street, que foi a Vancouver para participar de um evento promocional, aproveitou a passagem pela sede dos Jogos de Inverno para conversar com Vonn. A americana, embora fosse favorita ao primeiro lugar do pódio, chegou à Olimpíada com uma contusão na perna direita.

Ciente das dores que Vonn sofria na tíbia, Street orientou a compatriota a relaxar e se divertir na pista do esqui alpino de Vancouver.

Depois de ouvir as palavras de Street, campeã do super G nos Jogos de Nagano 1998 e prata no downhill de Lillehammer 1994, Vonn conquistou seu primeiro ouro olímpico na carreira nesta quarta. A musa ainda competirá no super G, no supercombinado, no slalom e no slalom gigante em Vancouver 2010.

Entenda a prova de downhill do esqui alpino

A prova de downhill é uma das mais aguardadas dos Jogos de Inverno por ser a de maior percurso (1.100 m) e velocidade (chega até a 145 km/h) do esqui alpino. Cada esquiador desce a montanha individualmente. O tempo mais rápido determina o vencedor.

A categoria é a única do esqui que permite treinos no local da prova olímpica. Cada atleta pode fazer até três sessões de treinamento, inclusive sendo obrigado a se submeter a pelo menos uma para poder lutar pela medalha.

A ordem de partida dos atletas é determinada pelos seus resultados na Copa do Mundo da modalidade. A corrida costuma ser emocionante. A última vez que a diferença entre ouro e prata foi maior que 1s foi nos Jogos de 1964.

Jogos Olímpicos de Inverno no Terra

O Terra transmite ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.

Uma equipe de 60 profissionais está encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competição.

A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comenta a competição em seu blog no Terra.

No celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone e smartphones: m.terra.com.br/vancouver

Esqui alpino (F) - Downhill - Final
Fonte: Terra
publicidade