PUBLICIDADE

Irã vai permitir que mulheres assistam jogos em estádio

Medida passará a valer apenas para partidas da seleção

19 set 2019 - 13h15
Compartilhar
Exibir comentários

Mulheres iranianas poderão entrar em estádios do país para assistir a partidas da seleção masculina de futebol, anunciou hoje (19) o Ministério do Esporte de Teerã.

Irã vai permitir que mulheres assistam jogos em estádio
Irã vai permitir que mulheres assistam jogos em estádio
Foto: EPA / Ansa - Brasil

    "Todas as preparações necessárias foram feitas de maneira que as mulheres, inicialmente permitidas somente em partidas internacionais, possam entrar nos estádios de futebol", anunciou, em nota, o ministro Masoud Soltanifar. No Estádio Azadi, na capital do país, onde ocorrerão no mês que vem partidas classificatórias para a Copa do Mundo de 2022, foram criadas entradas separadas para homens e mulheres, além de adaptações dentro dos banheiros. As autoridades também reforçarão a segurança para a circulação das torcedoras. A primeira partida a ser disputada no Azadi com a presença de mulheres ocorrerá em 10 de outubro, com a seleção iraniana enfrentando o Camboja.

    A medida vem após a morte da torcedora Sahar Khodayari, que ateou fogo ao próprio corpo, em protesto contra o veto à entrada de mulheres em estádios do Irã. Ela queria assistir aos jogos do seu time, o Esteghlal, e chegou a ser condenada pela justiça por tentar entrar em uma partida disfarçada de homem.

    O governo moderado do presidente Hassan Rohani já tinha mostrado uma abertura para esse tema, apesar das restrições defendidas pela ala xiita mais conservadora. A Fifa também já fez vários apelos para que o Irã revisasse sua política e permitisse o ingresso de mulheres em estádios. A entidade máxima do futebol chegou a ameaçar o país pela proibição de acesso, colocando em risco a participação do Irã do próximo Mundial. Desde a Revolução Iraniana de 1979, as mulheres são impedidas de entrar em estádios do país.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade