Luta

O atleta vai competir nos Jogos Olímpicos de Londres com 33 anos para fechar uma vitoriosa carreira. Em Olimpíadas tem três medalhas: prata em Sydney 2000 e ouro em Atenas 2004 e Pequim 2008. O lutador do Cazaquistão se firmou entre os melhores do mundo ao conquistar também dois títulos mundiais, além de três ouros em Jogos Asiáticos.

A luta greco-romana mundial se rende aos pés da japonesa Kaori Icho, uma das maiores atletas da história da modalidade. Ao todo, acumula sete títulos mundiais, sendo o último deles conquistado em Istambul, em 2011. A atleta já tem duas medalhas de ouro olímpicas na categoria até 63 kg, garantidas em Atenas 2004 e Pequim 2008. Tem grandes chances de confirmar o favoritismo para os Jogos de Londres.

É mais uma atleta japonesa que aplica sem falhas a superioridade do país na luta greco-romana, se tornando uma das maiores vencedoras da história na categoria até 55 kg. Desde começou a disputar os mundiais da categoria, em 2002, a atleta só ficou sem o ouro em um deles: 2004 – conquistou nove medalhas, sete delas nos últimos anos, de forma consecutiva. Em Olimpíadas também é hegemônica: foi ouro em Atenas 2004 e Pequim 2008, com grandes chances de repetir o feito em Londres 2012.

Artur Taymazov

Kaori Icho

Saori Yoshida