0

Com reservas, Grêmio bate Universidade e vence 2ª seguida

23 jan 2011
18h56
atualizado às 19h07

Mesmo atuando com um time praticamente reserva por conta da Libertadores, o Grêmio venceu o Universidade por 1 a 0, gol de Júnior Viçosa, e chegou à segunda vitória seguida no Campeonato Gaúcho. O jogo foi válido pela 3ª rodada da competição e foi realizado no Estádio Esportivo da Ulbra, localizado na cidade de Canoas.

Apesar de ser a 3ª rodada do campeonato, o Grêmio fez a sua quarta partida no torneio. Isto porque a Federação Gaúcha antecipou uma partida do clube devido a disputa da Pré-Libertadores (jogo contra o Liverpool, do Uruguai, nesta quarta-feira). Na última sexta-feira, a equipe bateu o São José por 2 a 1, no Estádio Olímpico, neste jogo adiantado da 4ª rodada.

Por isso, o time do Olímpico agora soma 8 pontos em 4 jogos (2 vitórias e 2 empates) e ocupa a segunda colocação do Grupo B do Estadual, atrás apenas do Veranópolis que tem 6 pontos em dois jogos.

O Grêmio só volta a jogar pelo Estadual no próximo domingo, quando faz o clássico contra o Internacional, no Estádio Atílio Paiva, localizado na cidade de Rivera, na fronteira do Brasil com o Uruguai.

O jogo

Como o jogo pela Pré-Libertadores acontece nesta quarta-feira, o técnico Renato Gaúcho escalou um time repleto de reservas. Apenas o goleiro Victor, o volante Adilson e Lúcio, que retornava de contusão e precisava adquirir ritmo, entraram entre os titulares. Mesmo assim, o Grêmio foi para cima do Universidade.

Aos 8min, Lúcio tocou para Bruno Collaço na esquerda. Ele foi ao fundo e cruzou para Roberson cabecear no meio do gol. O goleiro Anderson defendeu com segurança. A equipe da casa respondeu oito minutos mais tarde. Após bola alçada na área, Mário Fernandes cortou mal e Cleiton ficou com a sobra. O meia arriscou de primeira, mas a zaga gremista desviou para escanteio.

O Universidade cresceu na partida e marcava o adversário no campo de ataque. Aos 18min, o Grêmio saiu jogando errado, Jé recuperou e deixou Rodrigo Galvão na cara do gol. O atacante bateu cruzado, e a bola passou rente à trave de Victor. Um minuto depois, outra chance perdida. Tiago Matos fez jogada pela esquerda, levou ao fundo e cruzou para Rodrigo Galvão, que não alcançou e desperdiçou mais uma oportunidade de abrir placar.

O Grêmio respondeu aos 20min. Diego Clementino fez jogada de linha de fundo pela direita e cruzou para Viçosa cabecear na pequena área. A bola passou perto da trave. O Universidade continuava criando muito perigo para a zaga tricolor. Aos 37min, Tiago Matos foi lançado na esquerda, bateu rasteiro forte e acertou a trave do Grêmio.

Porém, o castigo para a equipe da casa veio três minutos depois. Em bola lançada para a grande área, a bola bateu na mão de Cleiton e o árbitro marcou pênalti para o Grêmio. Júnior Viçosa cobrou no canto esquerdo alto de Anderson e fez 1 a 0. Na jogada seguinte, Rodrigo Galvão, do Universidade, ainda tentou cavar um pênalti, mas o juiz mandou seguir. Com isso, o time tricolor foi para o vestiário vencendo pelo placar mínimo.

Universidade pressiona, mas Grêmio consegue assegurar a vitória

No início da segunda etapa, o time do Universidade veio com tudo para cima do Grêmio. Com menos de dois minutos, Eraldo, que entrou no segundo tempo, chutou da entrada da área, obrigando Victor a espalmar para escanteio. Aos 5min, o atacante girou em cima da defesa e chutou para fora.

Aos 10min, novamente Eraldo chutou forte, a bola desviou em Neuton e Victor defendeu. O time da casa pressionava em busca do empate. Aos 13min, Gian cruzou da direita e Eduardo, sozinho, tocou de cabeça em cima de Victor, desperdiçando mais uma chance.

O Grêmio só assustou aos 24min. Mário Fernandes fez grande jogada, invadiu a área e bateu forte. Anderson defendeu. Aos 34min, os jogadores do Universidade reclamaram de outra penalidade. Após confusão na área, a bola bateu no braço de Vilson. O árbitro mandou o jogo seguir.

Depois de criar algumas chances, o Universidade conseguiu empatar a partida aos 43min. Jé cruzou e Heraldo completou para o gol de cabeça. Os jogadores do Universidade comemoram o empate, mas a arbitragem marcou impedimento corretamente.

Apesar de sofrer pressão na segunda etapa, o Grêmio conseguiu se segurar e venceu o segundo jogo seguido no Campeonato Gaúcho.

Ficha Técnica

Universidade 0 x 1 Grêmio

Gols

Grêmio: Júnior Viçosa, aos 40 min do primeiro tempo.

Universidade:
Anderson; Jean (Fábio Alemão), Lima, Alex Martins e Marciel; Washington, Carlos Alberto, Jé e Cleiton; Rodrigo Galvão (Eduardo) e Tiago Mattos (Eraldo). Técnico: Rogério Zimmermann.

Grêmio:
Victor; Mário Fernandes, Vilson, Neuton e Bruno Collaço; Mateus Magro, Adilson, Lúcio (Dener) e Roberson (Pessalli); Diego Clementino e Júnior Viçosa (Lins). Técnico: Renato Gaúcho.

Cartões Amarelos
Universidade:Carlos Alberto, Eduardo e Jé.
Grêmio: Adilson, Dener, Neuton e Mateus Magro.

Árbitro
Vinícius Costa da Costa

Local
Estádio Esportivo da Ulbra, localizado na cidade de Canoas (RS)

Grêmio conseguiu a vitória com gol marcado no primeiro tempo
Grêmio conseguiu a vitória com gol marcado no primeiro tempo
Foto: Nabor Goulart/Agência Freelancer / Divulgação
Fonte: Terra
publicidade