0

Com drama, Grécia bate Costa do Marfim e avança pela 1ª vez

24 jun 2014
18h56
atualizado em 25/6/2014 às 13h30
  • separator
  • comentários

Foi emocionante e histórico. Com requintes de drama que deram ao jogo um ar de tragédia grega, um gol de pênalti nos acréscimos do segundo tempo deu, pela primeira vez na história, uma classificação à Grécia em uma chave de grupos de Copa do Mundo. Após sair na frente, acertar três vezes a bola na trave adversária e ver o adversário empatar, a seleção grega venceu a Costa do Marfim por 2 a 1 no Castelão (CE) com gol aos 46min do segundo tempo para celebrar o feito inédito e eliminar os africanos. 

<p>Grécia conquistou vitória histórica com gol nos acrescimos e eliminuou africanos da Copa do Mundo</p>
Grécia conquistou vitória histórica com gol nos acrescimos e eliminuou africanos da Copa do Mundo
Foto: AFP

Veja como foi Grécia 2 x 1 Costa do Marfim

A primeira classificação grega vem em sua terceira Copa do Mundo. Campeã da Eurocopa em 2004, a seleção do Mediterrâneo já havia participado de um Mundial em 1994 e em 2010, mas em ambas fez pouco: havia conquistado apenas três pontos de 18 disputados. A Costa do Marfim, que nas últimas três Copas chegou com a fama de ser um dos melhores africanos, amarga, pela terceira vez consecutiva, uma eliminação na primeira fase.

Com quatro pontos, os gregos foram para a segunda colocação e deixaram para trás os marfinenses, que terminam a Copa de 2014 em terceiro, com três pontos. Nas oitavas de final, a seleção grega enfrentará a Costa Rica, às 17h (de Brasília) de domingo, na Arena Pernambuco

Equilibrada e com poucas chances de gol, a etapa inicial começou arrastada, com as duas equipes bastante cautelosas. A Costa do Marfim dominava a posse de bola, mas quem teve os melhores lances durante os primeiros 45 minutos foram os gregos, que necessitavam da vitória para avançar. Aos 32min, finalmente apareceu o primeiro lance perigoso do jogo: em contra-ataque, Halebas encheu o pé de fora da área e acertou a trave africana.

Apesar dos marfinenses serem favoritos no confronto, quem saiu na frente foi a Grécia. Ainda no primeiro tempo. Tioté errou feio em uma saída de bola e Samaris, após tabelar com Samaras, saiu na cara do goleiro da Costa do Marfim e concluiu bem para fazer o primeiro do duelo em Fortaleza.

A volta do intervalo teve uma chance da Grécia logo no primeiro minuto, mas aos poucos os africanos, com a necessidade de buscar ao menos o empate, voltaram a ganhar o meio-campo na partida. Embora dominasse o jogo, os marfinenses viram os gregos quase aumentarem o placar aos 23min, quando o veterano Karagounis acertou pancada de fora da área que explodiu no travessão.

Pouco incisiva, a Costa do Marfim conseguiu furar o “ferrolho” grego na metade final do segundo tempo. Aos 28min, Gervinho recebeu na área e rolou para Bony concluir para o fundo da rede. Os gregos ainda acertaram mais uma bola na trave – a terceira na partida – aos 34min, em cruzamento despretensioso de Torosidis.  A Grécia seguiu assustando e quase voltou a ficar na frente em chance aos 42min.

Quando o jogo já parecia decidido, a a seleção grega ganhou a última chance de fazer história na Copa do Mundo de 2014. Aos 46min, o árbitro marcou pênalti a favor dos europeus. Na cobrança, Samaras cobrou bem e não deu chances para o goleiro adversário. Bastou esperar o apito final para os gregos comemorarem e verem o choro dos africanos no gramado. 

FICHA TÉCNICA 
GRÉCIA 2 x 1 COSTA DO MARFIM

Local:  Estádio  Castelão, Fortaleza (CE) 
Data: 24 de junho de 2014, terça-feira 
Horário: 17 horas (de Brasília) 
Árbitro: Carlos Vera (EQU) 
Assistentes: Christian Lescano (EQU) e Byron Romero (EQU)
Cartões amarelos: Serey Die, Kalou, Drogba (Costa do Marfim)
Gols: GRÉCIA: Samaris, aos 42 minutos do primeiro tempo, e Samaras, aos 47 minutos do segundo tempo 
COSTA DO MARFIM: Bony, aos 29 minutos do segundo tempo

GRÉCIA: Karnezis (Glykos); Torosidis, Manolas, Papasthatopoulos e Holebas; Kone (Samaris), Maniatis, Karagounis (Gekas), Christodoulopoulos e Salpingidis; Samaras 
Técnico: Fernando Santos
COSTA DO MARFIM: Barry; Aurier, Kolo Touré, Bamba e Boka; Tioté (Bony), Serey Die e Yaya Touré; Kalou, Drogba (Diomande) e Gervinho (Sio) 
Técnico: Sabri Lamouchi

Fonte: Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade