0

Armeration na Copa causa furor: "patrimônio da humanidade"

14 jun 2014
14h52
atualizado em 19/6/2014 às 13h08
  • separator
  • comentários

Depois de goleada histórica, erros de arbitragem, chororô de Valdivia e golaço em “cabeçada voadora”, a Copa do Mundo de 2014 ganhou mais um curioso capítulo neste sábado, terceiro dia de jogos. O lateral-esquerdo colombiano Pablo Armero, ex-Palmeiras e que atualmente pertence ao Napoli, da Itália, anotou o primeiro gol de sua seleção nacional no Mundial, diante da Grécia, no Mineirão, e comemorou com a sua característica dança, apelidada de Armeration. O jogo terminou com vitória sul-americana por 3 a 0.

<p>Pablo Armero fez a sua famosa dancinha no Mineirão</p>
Pablo Armero fez a sua famosa dancinha no Mineirão
Foto: Getty Images

Quer acompanhar as notícias e jogos da sua seleção? Baixe nosso app. #TerraFutebol

O lance aconteceu aos 5min do primeiro tempo. Cuadrado recebeu passe pela ponta direita e cruzou rasteiro para dentro da área. Após um lindo corta-luz de James Rodríguez, Armero chegou com muita vontade e bateu de primeira, de pé direito (que não é o seu bom). A bola parecia se encaminhar à linha de fundo, mas desviou em Manolas e morreu, lentamente, no fundo das redes de Karnezis.

Armero, então, empolgou-se. Autor do primeiro gol colombiano em Copas após 16 anos, o ex-palmeirense saiu correndo em direção à linha lateral, fez o sinal da cruz e apontou para os seus compatriotas reservas, como se avisasse o que iria dançar. Ele esticou os braços para o alto e passou a saltar de um lado para outro, além de balançar a cabeça constantemente. Curiosamente, foi acompanhado por seus companheiros de time titular. A comissão técnica, por sua vez, preferiu admirar (praticamente de camarote) a felicidade de Armero e dar risada da expressão corporal do jogador.

A celebração do colombiano logo virou motivo de vibração entre os usuários do Twitter. “O Armeration é patrimônio imaterial da humanidade”, escreveu Márvio dos Anjos. “Só vou dar valor a educação quando ensinarem Armeration nas escolas”, acrescentou Titty Master. “Quem precisa de Falcão tendo o Armeration??”, comentou Jerrone, relembrando a ausência do atacante Falcão Garcia, principal atacante da seleção colombiana e que se lesionou antes da Copa.

O Armeration foi “lançado” durante partida entre Palmeiras e Santos, disputada na Vila Belmiro e válida pelo Campeonato Paulista de 2010. Na ocasião, o time alvinegro vencia a partida e provocava o rival com dancinhas nas comemorações. Armero, então, participou de um dos tentos do Palmeiras – que acabaria vencendo o duelo por 4 a 3 – e, na celebração, dançou de maneira esquisita à frente da torcida santista. A partir daí, ficou marcado, além do futebol, pelas celebrações bem humoradas.

Confira o que foi dito no Twitter:

Fonte: Terra
  • separator
  • comentários
publicidade