PUBLICIDADE

Governadora de Tóquio se diz surpresa com transferência "súbita" da maratona olímpica

18 out 2019 - 14h07
Compartilhar
Exibir comentários

A governadora de Tóquio, Yuriko Koike, disse nesta sexta-feira que ficou surpresa com a decisão "súbita" do Comitê Olímpico Internacional (COI) de transferir a maratona da Olimpíada e 2020 para uma cidade do norte do Japão e que continua achando que a corrida deveria ser realizada na capital.

Governadora de Tóquio, Yuriko Koike, discursa em evento para comemorar um ano para a Olimpíada de 2020
24/07/2019 REUTERS/Issei Kato
Governadora de Tóquio, Yuriko Koike, discursa em evento para comemorar um ano para a Olimpíada de 2020 24/07/2019 REUTERS/Issei Kato
Foto: Reuters

Na quarta-feira, o COI anunciou o plano de transferir a maratona e os eventos de marcha atlética para Sapporo, que fica em Hokkaido, a ilha do extremo norte do país, devido aos temores com o calor em Tóquio no próximo verão - uma mudança que a presidente da Tóquio 2020 disse que a capital terá que aceitar.

Mas Koike disse em uma coletiva de imprensa de rotina nesta sexta-feira que, embora compartilhe a ênfase do COI no "os atletas primeiro" e em priorizar sua saúde, não concorda com a decisão, e especialmente com seu caráter súbito.

Ela ressaltou todo o trabalho que Tóquio dedicou a medidas de redução do calor e que a Olimpíada acontecerá em menos de 300 dias.

"Escolher Sapporo tão subitamente... por que Sapporo, quem decidiu isso? Não houve debate, e sinto muitas dúvidas por isso ter sido imposto a nós", disse.

"Fizemos muitos preparativos, e não existe nenhuma mudança na minha crença de que ela deveria ser realizada em Tóquio."

A governadora acrescentou que muitas pessoas da cidade estavam contando com os eventos e que Tóquio vinha planejando as competições juntamente com conselheiros médicos do COI desde que conquistou a sede dos Jogos em 2013.

Ela disse ainda sentir que o COI deve uma explicação à população da capital japonesa.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade