PUBLICIDADE

Eurocopa

Por suástica, Croácia leva multa, perde ponto e torcida

23 jul 2015 - 13h15
(atualizado às 14h48)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma reunião do Comitê de Ética e Disciplina da Uefa nesta quinta-feira estipulou a perda de um ponto e dois jogos com portões fechados à Croácia por conta das atitudes racistas de torcedores contra os jogadores italianos, no empate por 1 a 1 acontecido em junho. A suástica desenhada no gramado fará os croatas, inclusive, pagarem multa de 100 mil euros. Apesar do ponto perdido, a seleção segue na liderança do Grupo H das Eliminatórias para a Eurocopa.

A Federação de Futebol da Croácia tem 72 horas após a decisão para enviar um ofício tentando anular as penas. Caso contrário, a seleção dirigida por Niko Kovac terá que jogar os dois próximos jogos em casa com portões fechados, além de não poder mais atuar em Split, no Estádio Poljud, nesta fase de classificação.

Pelo desenho de uma suástica no gramado do Estádio Poljud, a Federação de Futebol do país precisará pagar multa equivalente a 100 mil euros (cerca de R$ 300 mil) a Uefa para se redimir do feito. Não é a primeira vez que a Croácia é prejudicada por atitudes extremistas e/ou discriminatórias.

Equipes não perceberam símbolo desenhado no gramado
Equipes não perceberam símbolo desenhado no gramado
Foto: Claudio Villa / Getty Images

Nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014, o atacante Mario Mandzukic pegou gancho de três jogos por entoar cânticos nazistas após a classificação da equipe para o torneio no Brasil, e ausentou o time nas duas primeiras partidas do Mundial.

Com dois pontos de vantagem sobre a Itália no grupo, a Croácia visita Azerbaijão e Noruega em setembro e, em outubro, cumpre o primeiro jogo de punição ao receber a Bulgária, fechando a participação na primeira fase das Eliminatórias para a Eurocopa 2016, que será disputada na França.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade