PUBLICIDADE

Na estréia de Ronaldo, Corinthians elimina Itumbiara

4 mar 2009 - 23h55
(atualizado em 5/3/2009 às 03h06)

Em meio à euforia da estréia de sua maior contratação para a temporada, o Corinthians confirmou o favoritismo e passou pelo Itumbiara por 2 a 0 na noite desta quarta-feira, no Estádio Juscelino Kubitschek, em Goiás. Na primeira partida oficial de Ronaldo, que entrou em campo aos 22min do segundo tempo, o time paulista eliminou o confronto de volta e vai à segunda fase da Copa do Brasil.

» Fotos da estréia de Ronaldo
» Fotos do jogo em Goiás
» ESPN: melhores momentos da estréia do atacante Ronaldo
» Comente a classificação do Corinthians na Copa do Brasil

Superior durante todo o confronto, a equipe do Parque São Jorge não teve problemas para superar o time goiano, que contava com alguns veteranos conhecidos em seu elenco, como Ávalos, Caíco, Denílson e o artilheiro Túlio. No entanto, mesmo no banco de reservas, o novo centroavante corintiano atraiu mais olhares e foi a grande atração do duelo.

Para superar o time da casa e se credenciar para encarar o Misto-MS na próxima fase, o Corinthians no entanto não contou com gols de seu setor ofensivo, que teve todos os jogadores à disposição no duelo. Os responsáveis pela vitória foram o zagueiro Chicão e o lateral André Santos, que foi comemorar o seu tento com o novo camisa nove do elenco.

Atual vice-campeão do torneio, com derrota na final contra o Sport, o time de Mano Menezes agora volta as suas atenções para o clássico do próximo domingo contra o Palmeiras, em Presidente Prudente, pelo Campeonato Paulista. A expectativa agora fica por conta da estréia de Ronaldo como titular, o que já pode acontecer diante do líder do Estadual.

Depois de pressionar na primeira etapa, mas pouco criar chances reais para abrir o placar, o Corinthians só conseguiu inaugurar o marcador momentos antes de ir para o intervalo. Aos 42min de jogo, Jorge Henrique caiu dentro da área em disputa com Leandro Carvalho e o árbitro marcou pênalti para os visitantes, marcação bastante contestada pelo Itumbiara. Na cobrança, Chicão anotou mais um gol na temporada, o seu sétimo e colocou o time alvinegro em vantagem.

Na volta para o reinício, a equipe de Mano Menezes pressionou mais em busca do gol que daria a classificação antecipada à segunda fase. E com apenas 4min de bola rolando, o jovem Boquita arriscou de longe e mandou na zaga adversária. No rebote, André Santos só colocou com o pé direito e tirou as chances de defesa do goleiro Max.

Com a vaga praticamente assegurada, Mano Menezes mandou a campo Otacílio Neto na vaga de Souza e promoveu a aguardada estréia de Ronaldo, sacando Jorge Henrique. Enquanto o novo camisa nove empolgou a torcida em seus poucos toques e roubou a cena até o apito final, o mesmo não se pode dizer de Otacílio Neto, que pouco apresentou no tempo em que esteve em campo e ainda recebeu o cartão vermelho após cometer duas faltas.

Gols
Corinthians: Chicão, aos 44min do 1º tempo, e André Santos, aos 4min do 2º tempo

Polêmicas
- Na saída do gramado, cercado por repórteres, Ronaldo é atingido por microfones da imprensa e entra no vestiário com a mão no olho direito, com expressão de dor

Deslizes da arbitragem
- Pênalti marcado a favor do Corinthians no final do primeiro tempo, em lance entre Jorge Henrique e Leandro Carvalho. Após a marcação, atletas do Itumbiara reclamaram de lances parecidos na área da equipe paulista

Ponto Forte do Itumbiara
Jogadas individuais do atacante Denílson, principal destaque da equipe goiana

Ponto Forte do Corinthians
Saída rápida para os contra-ataques e troca de passes em velocidade no primeiro tempo

Ponto Fraco do Itumbiara
Pouca criatividade na armação e fraco poder ofensivo

Ponto Fraco do Corinthians
Falta de pontaria de seus atacantes, que mais uma vez passaram em branco e foram substituídos no segundo tempo

Personagem do jogo
Ronaldo, que foi o centro das atenções dentro e fora de campo

Destaque negativo do jogo
Otacílio Neto, que 24 minutos após entrar em campo na vaga de Souza, pouco mostrou e ainda foi expulso depois de cometer duas faltaso

Comentários sobre o jogo
"Vamos conversar com ele e ver as conseqüências dos primeiros minutos dentro de campo. Vamos seguir o planejamento sem pressa, mas também sem deixar passar a chance que está na nossa frente", do técnico Mano Menezes, que elogiou a perfomance de Ronaldo em campo, mas não adiantou se o relacionará entre os titulares no clássico contra o Palmeiras, no Paulista.

"Sei que o Ronaldo estava sozinho, mas fiquei com medo de ele estar impedido. Na hora do lance, muitas coisas passam na cabeça da gente", do meia Douglas, que não serviu Ronaldo em lance ocorrido no segundo tempo e preferiu a finalização, mandando a bola para fora.

"Transmitimos displicência na última parte jogo. Parecia que tanto fazia se marcássemos outro gol ou não. Isso não pode acontecer. Se você não entra com um espírito muito forte, acaba sendo atropelado", do técnico Mano Menezes, reclamando da postura do Corinthians no final da partida.

Esquema Tático do Itumbiara
3-5-2
Max; Anderson Santos, Ávalos (Roque) e Cléber Carioca; Adriano, Leandro Carvalho, Saulo (Léo Mineiro), Caíco e Pachola; Denílson e Túlio (Landu); técnico: Arthur Neto

Esquema Tático do Corinthians
4-3-3
Felipe; Fabinho, William, Chicão e André Santos; Cristian, Boquita e Douglas; Jorge Henrique (Ronaldo), Souza (Otacílio Neto) e Dentinho (Morais); técnico: Mano Menezes

Cartões Amarelos
Itumbiara: Leandro Carvalho e Landu
Corinthians: Cristian, Chicão e Otacílio Neto

Cartões Vermelhos
Corinthians: Otacílio Neto

Árbitro
Pablo dos Santos Alves (RJ)



Ronaldo dá trabalho à zaga rival em seu retorno ao futebol
Ronaldo dá trabalho à zaga rival em seu retorno ao futebol
Foto: Ricardo Rafael/O Popular / Futura Press
Fonte: Redação Terra
Publicidade