1 evento ao vivo

Museu do Futebol recebe encontro de torcidas femininas de futebol

2 jun 2017
16h20
  • separator
  • comentários

O Museu do Futebol receberá no próximo dia 10 de junho uma importante reunião de torcidas femininas brasileiras. A instituição, que pertence à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, promoverá o 1º Encontro Nacional de Mulheres de Arquibancada. O evento, que ocorrerá das 9h às 18h, receberá 350 mulheres de mais de 50 torcidas e coletivos, vindas de 11 estados brasileiros. Além de demonstrar a paixão por seus clubes, as torcedoras debaterão o desejo por uma democratização das arquibancadas, facilitando a presença feminina nos jogos.

Dadá Ganan, uma das organizadoras do evento, contou como surgiu o movimento e o que ele defende. "Eu e mais três mulheres criamos um grupo para conversar sobre a presença feminina nos jogos de futebol e ações para conquistar espaço, direito e liberdade de torcer. Partindo daí, decidimos criar um evento nacional para todas as torcedoras participarem e debaterem sobre o assunto. Agora, realizaremos esse sonho, no Museu do Futebol", declarou.

A busca presente no debate é por uma maior participação das mulheres nos espaços de torcer, pensar e fazer futebol. Penélope Toledo, outra organizadora do encontro, citou a importância do debate sobre o assunto.

"Sempre me senti incomodada com o machismo e via que muitas torcedoras não o percebiam. Aí organizamos o grupo para debater esses temas de mulher. No começo foi devagar, muitas meninas não se interessaram, mas depois deslanchou. Então veio o encontro, que concretiza essa possibilidade e nos dá perspectiva de desenvolver ações conjuntas para combater o machismo e ampliar a presença feminina na bancada", afirmou.

Após meses de contato entre as torcidas organizadas, o evento conseguiu reunir um grande número de interessadas. Com isso, o encontro terá até transmissão na internet por meio do canal do Museu do Futebol no Youtube.

Participarão do evento as torcidas Jovem Garra Tricolor (Fortaleza Esporte Clube - CE), Bamor (Esporte Clube Bahia - BA), Raça Rubro Negra (Clube de Regatas Flamengo - RJ), Força Independente do Vasco (Club de Regatas Vasco da Gama - RJ), Dragões da Real (São Paulo Futebol Clube - SP), Gaviões da Fiel (Sport Club Corinthians Paulista - SP), Mancha Verde (Sociedade Esportiva Palmeiras - SP), Torcida Jovem (Santos Futebol Clube - SP), Esquadrão (Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba - SP), Torcida Fúria Independente (Guarani Futebol Clube - SP), Feministas do Galo (Clube Atlético Mineiro - MG), RAP Feminista (Cruzeiro Esporte Clube - MG), Força Jovem Goiás (Goiás Esporte Clube - GO), Torcida Jovem Chape (Associação Chapecoense de Futebol - SC), Camisa 12 (Sport Club Internacional- RS) entre outras.

Serviço:

1º Encontro Nacional de Mulheres de Arquibancada

10 de junho de 2017, 9h às 18h

Auditório do Museu do Futebol (capacidade 174 lugares + 04 cadeirantes)

Praça Charles Miller, S/N, São Paulo, SP

*Transmissão do evento pelo canal do Museu no Youtube: https://www.youtube.com/user/museudofutebolspaulo

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade