4 eventos ao vivo

Luxemburgo busca de novo protagonismo no futebol brasileiro

Conquista do Paulista vem depois de vários anos de ostracismo do treinador

10 ago 2020
13h07
atualizado às 15h38
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

O título do Paulista de 2020 com o Palmeiras, confirmado no sábado (8), em disputa com o Corinthians, tem tudo para representar uma nova fase na carreira de Vanderlei Luxemburgo. Durante vários anos, ele foi considerado um dos melhores técnicos de futebol do Brasil – para alguns, o mais competente. Isso o credenciou a chegar à Seleção brasileira em 1998, experiência encerrada em 2000. Seu prestígio era tamanho que acabou contratado pelo Real Madrid, em 2005. Mas, desde o Carioca que conquistou em 2011 pelo Flamengo, Luxemburgo andava apagado.

Luxemburgo encerra jejum de títulos paulistas do Palmeiras
Luxemburgo encerra jejum de títulos paulistas do Palmeiras
Foto: Wilian Oliveira / Futura Press

Pode-se dizer que o triunfo do fim de semana o tirou do ostracismo. Teve, é verdade, um pequeno alento com o título do Pernambucano, em 2017, pelo Sport, mas nada que comparasse seu desempenho quando ganhou o Brasileiro em 1993 e 1994, pelo Palmeiras, em 1998, comandando o Corinthians, em 2003, com o Cruzeiro, e em 2004, dirigindo o Santos.

Até pela Seleção conseguiu resultados expressivos. Levou o time a conquistar a Copa América, em 1999, no Paraguai, e classificou a Seleção em primeiro lugar no Pré-Olímpico, no início de 2000. Sua demissão pela CBF se deu menos pelo que produziu à beira de campo e mais por seu envolvimento em denúncias de escândalos, como de falsificação ideológica, por exemplo.

Na oportunidade, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, disse a seus auxiliares mais próximos que estava se afastando de um problema extracampo ao demiti-lo. O dirigente confidenciou a alguns poucos que reconhecia em Luxemburgo o melhor técnico do Brasil e disse várias vezes que pretendia vê-lo de novo na Seleção, o que acabou não se concretizando.

A expectativa pelo que o Palmeiras vai produzir neste segundo semestre, notadamente no Brasileiro, não mobiliza apenas os torcedores do clube ou aqueles que gostam de futebol. Há ao longo do restante da temporada um desafio particular para Luxemburgo: retomar a trajetória vitoriosa que marca seu currículo.

Fonte: Silvio Alves Barsetti
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade