PUBLICIDADE

Campeonato Português

Sporting supera começo ruim, vira sobre o Astana e encaminha vaga

15 fev 2018 - 16h02
Compartilhar
Exibir comentários

A classificação do Sporting para as oitavas de final da Liga Europa ficou bem encaminhada depois da vitória sobre o Astana, na casa do time do Cazaquistão, por 3 a 1. Depois de um início ruim, os portugueses, vindos da fase de grupos da Liga dos Campeões, tomaram conta da partida e souberam efetivar, no segundo tempo, as oportunidades em gols.

Principal crítica por parte do treinador Jorge Jesus, o gramado sintético realmente pareceu ter atrapalhado os Leões nos primeiros minutos, momento em que se viu atrás no placar. Melhor no restante da partida, os gols só saíram na segunda etapa, com grande destaque para a atuação de Bruno Fernandes, participativo nos três gols.

Para a partida da volta, no Estádio José Alvalade, o Sporting pode perder por 2 a 0 que ainda assim confirma a classificação. Vice-colocado no grupo com o Villareal, o Astana precisará reverter a desvantagem fora de seus domínios.

O JOGO

A partida no gramado sintético do Astana trouxe problemas para o Sporting desde o início do jogo, que encontrava amplas dificuldades para estabelecer o jogo coletivo e trocas passes. Mais adaptado, o Astana começou assustando logo no segundo minuto de jogo. Aos sete o time da casa conseguiu abrir o placar com Tomasov, que dominou o lançamento longo de Shitov entre as linhas de marcação do Sporting. O atacante saiu cara a cara com Rui Patricio e bateu firme para tirar do arqueiro português.

A vantagem no placar fez com que o Astana mudasse a postura e se preservasse defensivamente. Aos poucos, os portugueses começaram a tomar a iniciativa e jogar com mais consistência no campo ofensivo, criando chances claras de gol. Aos 17 minutos, em jogada ensaiada, Coates não conseguiu o desvio fatal para igualar o marcador.

Aos 24 minutos, o Sporting esteve novamente perto de transformar a superioridade em gol. Bruno Fernandes conseguiu um ótimo chute de longa distância, mas contou com a intervenção providencial do goleiro do Astana, Eric. A resposta do time da casa veio oito minutos depois e Rui Patrício, aniversariante do dia, apareceu duas vezes para evitar o segundo gol.

Os últimos minutos dos primeiro 45 foram os mais movimentados, com um gol anulado para cada lado. Primeiro, o árbitro assinalou falta duvidosa de Coates na jogada aérea que terminou com o gol de Doumbia. Pouco depois, foi a vez do Astana ter um tento invalidado, dessa vez de forma correta, com o impedimento de Anicic.

A volta do segundo tempo marcou também a efetividade do Sporting em marcar gols. Logo aos dois minutos, Gelson teve seu cruzamento interceptado com a mão pelo defensor do Astana dentro da área. Na cobrança, Bruno Fernandes tirou do goleiro e empatou em 1 a 1. No lance seguinte, Gelson completou a sobra do cruzamento para virar a partida.

O abatimento do Astana com o segundo gol foi evidente e o clube português passou a tomar conta da partida, aumentando a vantagem aos 13 minutos. Doumbia apenas completou para as redes o passe de Bruno Fernandes, grande destaque da partida. Em seguida, a vida dos comandados de Jorge Jesus ficou ainda mais tranquila com a expulsão de Logvinenko.

Em busca de um resultado melhor para decidir fora de casa, o Astana voltou a pressionar nos minutos finais e chegou a acertar a trave do goleiro Rui Patrício, mas acabou derrotado por 3 a 1.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade