PUBLICIDADE

Ofensas racistas fazem Uefa suspender jogador de time checo por dez partidas

Ondrej Kudela recebe gancho por chamar adversário de "macaco' durante jogo da Liga Europa no mês passado

14 abr 2021 13h20
| atualizado às 14h41
ver comentários
Publicidade

A Uefa anunciou nesta quarta-feira, após investigação de seu Comitê Disciplinar, punição de dez partidas de suspensão para o zagueiro checo Ondrej Kudela, do Slavia Praga, da República Checa. O motivo foi um insulto racista dirigido ao meia finlandês Glen Kamara, do Rangers, da Escócia, durante partida das oitavas de final da Liga Europa no mês passado. A entidade que comanda o futebol europeu também puniu a vítima do caso. Kamara recebeu suspensão de três jogos por causa de uma agressão a outro jogador - no caso Kudela, no túnel dos vestiários após o fim da partida.

Segundo o meia do Rangers, o zagueiro do Slavia Praga disse a ele: "Você é uma p... de um macaco". O jogador do time checo negou o ocorrido, mas testemunhas ouvidas pela Uefa após investigação disseram que ele insultou racialmente o rival.

Os jogadores do Rangers e o técnico da equipe, o ex-meia inglês Steven Gerrard, se revoltaram com o zagueiro adversário, que teria sussurrado palavras discriminatórias para Kamara. O Slavia Praga negou as alegações de racismo e afirmaram que o meia finlandês tentou agredir Kudela. Segundo a imprensa escocesa, o Rangers vai tentar retirar a punição de Kamara, que revelou na semana passada sofrer abusos raciais e de ódio nas redes sociais após ele denunciar Kudela.

Gerrard apoiou o jogador do seu time na ocasião. "Eu acredito 100% no que Kamara disse em termos de acusação. Outros jogadores ao redor dele ouviram isso. Algo precisa acontecer rapidamente. Isso está acima de mim. Tudo o que posso confirmar é que o meu jogador me disse que sofreu abusos raciais", disse o técnico na entrevista coletiva após a partida.

Naquele jogo, o Slavia Praga venceu por 2 a 0, na Escócia, após empate por 1 a 1 na República Checa. O time checo está enfrentando o Arsenal pelas quartas de final da Liga Europa e entrará em campo nesta quinta-feira, pela rodada de volta, em Praga. Na ida, na semana passada, no Emirates Stadium, em Londres, houve um empate por 1 a 1.

Estadão
Publicidade
Publicidade