2 eventos ao vivo
Logo do Liga dos Campeões
Foto: Terra

Liga dos Campeões

Inter aposta em retrospecto italiano contra alemães na Uefa

22 mai 2010
12h28
atualizado às 12h52
Diego Garcia

Em toda a história das competições européias, incluindo Liga dos Campeões e Liga Europa (antiga Copa da Uefa), as equipes italianas e alemãs se enfrentaram em 59 oportunidades em confrontos eliminatórios. Os times da Itália apresentam vantagem de 36 triunfos contra 23 insucessos. O retrospecto é animador para a Inter de Milão, que enfrenta o Bayern de Munique neste sábado pela decisão da competição deste ano.

Foram treze confrontos em matas-matas pela Liga dos Campeões da Europa, com oito vitórias italianas e cinco dos clubes alemães. Pela Liga Europa foram 58 encontros, com vantagem dos times da Itália de 28 a 18.

No entanto, em finais, a vantagem é das equipes da Alemanha. O retrospecto é de três títulos vencidos em cima de times italianos e apenas dois vice-campeonatos em decisões perdidas para clubes daquele país.

Foram dois títulos pela Liga dos Campeões, em 82/83 (Hamburgo 1 x 0 Juventus) e em 96/97 (Borussia Dortmund 3 x 1 Juventus). Pela Liga Europa (antiga Copa da Uefa), o Stuttgart foi vice-campeão ao perder para o Napoli em 88/89, a Juventus venceu o Borussia Dortmund em 93/94 e o Schalke foi campeão em cima da Inter de Milão em 96/97.

A equipe milanesa enfrentou o Bayern em quatro oportunidades em torneios europeus e está em desvantagem. Foi uma derrota pela Copa dos Campeões de 2006/2007 (2 x 0) e um empate (1 x 1) nessa mesma competição e temporada, válidos pela fase de grupos.

As equipes ainda se enfrentaram na temporada 88/89 e deu Bayern, classificado pelo critérios de gols fora, depois de vitória por 2 a 0 e derrota por 3 a 1 pela Copa da Uefa. A Inter enfrentou equipes alemãs em onze matas-matas nos dois torneios e venceu oito.

A equipe italiana ainda apresenta histórico positivo contra times da Alemanha. São 28 jogos, treze vitórias, oito empates, sete derrotas. Já o Bayern tem nos clubes da Itália uma "pedra no sapato", já que jogou 28 partidas, com apenas nove vitórias, sete empates e doze derrotas.

Inter de Milão e Bayern de Munique se enfrentam neste sábado, às 15h45 (de Brasília) no Estádio Santiago Bernabéu, em Madri, pela decisão da Liga dos Campeões da Europa de 2010.

Torcida da Inter faz a festa em Madrid antes da decisão
Torcida da Inter faz a festa em Madrid antes da decisão
Foto: Lúcia Müzell / Especial para Terra
Fonte: Especial para Terra
publicidade