1 evento ao vivo
Logo do Liga dos Campeões
Foto: Terra

Liga dos Campeões

Ajax x Tottenham marca encontro de ex-Tricolores pela Liga dos Campeões

8 mai 2019
08h04
  • separator
  • 0
  • comentários

O jogo de volta entre Ajax e Tottenham, às 16h desta quarta-feira, válido pelas semifinais da Liga dos Campeões da Europa colocará frente a frente duas equipes com ataques poderosos. O confronto marca também o encontro entre dois brasileiros formados nas categorias de base do São Paulo, que jogam no setor ofensivo. David Neres, pelo Ajax, e Lucas Moura, pelo Tottenham, se enfrentarão na Arena Johan Cruijff.

Na primeira partida, o time de David Neres se deu melhor. Mesmo jogando fora de casa, o Ajax mostrou mais uma vez que não se intimida longe do solo holandês e venceu por 1 a 0. O gol da partida foi marcado por van de Beek, ainda aos 15 do primeiro tempo. Os dois brasileiros estiveram em campo, mas passaram em branco na casa do Tottenham.

O futebol do Ajax encantou a todos durante a competição europeia. Com jogadores jovens e habilidosos, a equipe holandesa encanta pela movimentação e toques rápidos no ataque. Uma das jóias da equipe é o brasileiro David Neres, de 22 anos. O atacante canhoto é uma das principais armas ofensivas do time treinado por Erik ten Hag. Já são 29 gols e 32 assistências de Neres em 99 partidas com a camisa do Ajax.

Na atual temporada da Liga dos Campeões, o jogador brasileiro atuou em todos os 11 jogos, marcando dois gols e dando duas assistências. As duas vezes em que David Neres balançou as redes foram em partidas decisivas. A primeira foi contra o Real Madrid, em pleno Santiago Bernabéu, na histórica vitória por 4×1 no jogo de volta das oitavas de final. Já a segunda foi contra a Juventus, no jogo de ida das quartas de final, quando as equipes empataram em 1 a 1.

A passagem de Neres pelo futebol brasileiro foi meteórica. Com muito sucesso ainda nas categorias de base do São Paulo, o atleta já era monitorado pelo mercado europeu. Pelo profissional do Tricolor, atuou em apenas oito jogos e conseguiu marcar três gols. O talento encantou os diretores do Ajax, que desembolsaram R$ 45 milhões por 80% do jogador. Como o Tricolor manteve 20% de seu passe, Neres ainda pode render uma bolada ao seu clube formador em uma futura venda.

Já Lucas Moura foi um dos raros casos recentes em que o Tricolor conseguiu segurar o atleta por um tempo razoavelmente maior, até conquistar um título. Lançado ao time profissional em 2010 depois de brilhar na conquista da Copa São Paulo daquele ano, o atacante não demorou para se destacar e ganhar o carinho da torcida são-paulina. Foram 128 jogos com a camisa do clube do Morumbi, com 33 gols marcados e 25 assistências. Lucas saiu do Tricolor levantando a taça da Copa Sul-Americana de 2012, último título do clube. O Paris Saint-Germain, da França, pagou R$ 108,3 milhões pelo atleta.

Na equipe da capital francesa, o jogador teve uma passagem irregular. Em cinco anos no clube, Lucas alternou entre ser titular e reserva. Logo que chegou, foi importante no início da era milionária do PSG, contribuindo com participação em gols. No total, foram 229 jogos pelo time francês, com 46 gols e 49 assistências. Já em baixa no clube, acabou sendo vendido para o Tottenham da Inglaterra, em janeiro de 2018.

No clube inglês, Lucas recuperou o bom futebol conseguindo atuar mais em relação aos últimos anos de PSG. Na atual temporada, o brasileiro participou de praticamente todas as partidas dos Spurs na temporada. Foram 46 jogos, com 12 gols e duas assistências. Assim como Neres, ele balançou as redes duas vezes na atual Champions. A diferença, porém, é que os gols foram ainda durante a fase de grupos, contra o PSV e o Barcelona.

O ex-São Paulo aproveitou as ausências de Heung-min Son e Harry Kane para tornar-se o "12º jogador" de Mauricio Pochettino. O coreano passou boa parte da temporada servindo a seleção da Coreia do Sul, enquanto o centroavante inglês sofreu com duas lesões em 2019. A mudança de posição também pode ter contribuído para a melhora do futebol de Lucas. O jogador deixou a ponta direita e passou a atuar mais como um segundo atacante.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade