PUBLICIDADE

Futebol Internacional

Juventus anuncia a contratação do técnico ítalo-brasileiro Thiago Motta

O técnico ítalo-brasileiro assina um contrato de três temporada, válido até junho de 2027

12 jun 2024 - 15h45
(atualizado às 15h45)
Compartilhar
Exibir comentários
Thiago Motta.
Thiago Motta.
Foto: Alessandro Sabattini/ Getty Images / Esporte News Mundo

A Juventus anunciou a contratação do técnico ítalo-brasileiro, Thiago Motta, de 41 anos. Ele estava treinando o Bologna antes de chegar a Vecchia Signora, onde fez história e ajudou a equipe da Emilia Romagna a se classificar pela primeira vez à Champions League após 59 anos ausente da competição. O ex-jogador do Paris Saint-Germain e da Inter de Milão assinou um contrato válido até junho de 2027. 

Estou muito feliz por começar uma nova experiência à frente de um grande clube como a Juventus. Agradeço aos proprietários e à diretoria, a quem asseguro toda a minha ambição de manter as cores da Juventus em alta e fazer a alegria dos torcedores - declarou o técnico ítalo-brasileiro.

A Juventus será o terceiro clube que ele comandou em sua carreira como técnico no futebol profissional. O ítalo-brasileiro passou pelo time sub-19 do PSG, após isso passou pelo Genoa, Spezia e chegou ao Bologna em 2022/23. Seu nome também havia sido especulado como sendo um possível substituto de Xavi Hernández no Barcelona. 

Carreira como jogador

Thiago fez sua carreira toda dentro do futebol europeu, ele chegou ao Barcelona com apenas 17 anos após se destacar na base do Juventus da Mooca, de São Paulo e participar do torneio de Toulon pela seleção brasileira de base. Ele se profissionalizou no clube catalão e jogou no Blaugrana até 2007, após isso passou uma temporada no Atlético de Madrid. 

Ele chegou ao futebol italiano em 2008 para jogar pelo Genoa, onde fez muito sucesso, após isso foi contratado pela Inter de Milão em maio de 2009. Na equipe Nerazurri foi um dos destaques da equipe da Internazionale que conquistou a Champions League na temporada 2009/2010 sob o comando do português José Mourinho. Thiago permaneceu em Milão até janeiro de 2012, quando foi vendido para o Paris Saint-Germain por cerca de 10 milhões de euros. 

Thiago ficou no time parisiense até o ano de 2016, quando anunciou sua aposentadoria dos gramados. Após se aposentar, o ítalo-brasileiro foi estudar para ser técnico. Dois anos depois, ele voltou ao clube da capital francesa para ser técnico da equipe sub-19. 

Seleções

Thiago Motta jogou por tanto Brasil e Itália. Ele jogou pelas seleções brasileiras de base e chegou a disputar um jogo pela seleção principal na Copa Ouro de 2003. Como tem dupla nacionalidade, pelo fato de seu bisavô ser italiano, Motta pôde defender a Azzuri e em 2011 recebeu sua primeira convocação, pela seleção italiano jogou a Copa de 2014 e duas Euros. 

Carreira como técnico 

Thiago Motta passou um ano treinando a equipe sub-19 do Paris Saint-Germain, após isso teve sua primeira experiência no futebol profissional treinando o Genoa, onde não foi muito bem e durou apenas três meses no cargo.

No verão de 2021, o ítalo-brasileiro foi contratado pelo Spezia para substituir Vincenzo Italiano que foi para a Fiorentina. Motta pegou uma equipe que todos viam como favorita para ser rebaixada por conta de um transfer ban, apesar disso o técnico fez um grande trabalho na equipe da Ligúria e ajudou ela a escapar do rebaixamento em duas temporadas. 

Poucos meses depois de deixar o Spezia por um acordo mútuo com a direção, Thiago acertou com o Bologna e em sua primeira temporada ajudou a equipe a terminar em nono lugar na Série A. Na última temporada, o Rossoblù foi bem ao mercado fazendo contrações boas contratações como Calafiori e Ndoye, e juntou a elas a jogadores importantes que já estavam no elenco como Zirkzee, Ferguson e Lucumí. 

Dentro de campo, a equipe Rossoblù foi uma das grandes surpresas do futebol italiano, tendo terminado o campeonato italiano na quarta/quinta colocação, classificando a equipe para a Champions League depois de 59 fora da competição. No final da temporada, O Bologna anunciou que Thiago Motta não renovaria seu contrato com o clube      

Esporte News Mundo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade