0

As quartas da Champions vão começar: veja o histórico das equipes entre si na competição

9 abr 2019
08h58
atualizado às 08h58
  • separator
  • comentários

As quartas de final da Liga dos Campeões começam nesta terça-feira, com dois duelos: Tottenham e Manchester City de um lado, e Liverpool e Porto no outro. Um dia depois, dois jogões fecham a primeira etapa desta fase do torneio: Ajax e Juventus e Manchester United e Barcelona. Todos os quatro jogos acontecem às 16h (de Brasília).

Tem muita gente ansiosa para os confrontos e, por isso, não se debruçam apenas nos momentos atuais das equipes, recorrendo também ao histórico entre elas. Confira abaixo os principais confrontos entre os times na história da competição e escolha em qual lado apostar.

Tottenham x Manchester City

Tottenham e Manchester City nunca se encontraram na Liga dos Campeões até agora. Além disso, as duas equipes nunca chegaram a uma final do torneio. Do lado dos Citizens, o mais longe que se chegou foi à semifinal, num total de apenas nove participações na competição. Na temporada de 2015-16, perderam para o Real Madrid, que, mais tarde, se sagraria campeão mais uma vez.

Pelo lado do Tottenham, esta é apenas sua quinta participação na história, sendo que o principal posto alcançado foi justamente em sua estreia, na temporada de 1961-62, quando o torneio ainda era chamado de Taça dos Campeões Europeus, e chegou à semifinal. Na ocasião, foi eliminado pelo Benfica, que venceu o Real Madrid na final.

Liverpool x Porto

Repetindo o duelo das oitavas da última temporada, o Liverpool enfrenta o Porto agora pelas quartas de final. Na ocasião, o time inglês venceu o primeiro jogo por 5 a 0 e depois empatou por 0 a 0, eliminando o adversário. O Porto, aliás, nunca venceu o Liverpool em uma competição continental.

O time português foi campeão em duas oportunidades, em 1986-87 em cima do Bayern de Munique, e em 2003-4 em cima do Mônaco. Já o Liverpool soma cinco orelhudas: venceu Borussia Mönchengladbach (1976-77), Club Brugge (1977-78), Real Madrid (1980-81), Roma (1983-84) e Milan (2003-4).

Ajax x Juventus

Um título para cada lado em confrontos diretos entre Ajax e Juventus. Na temporada de 1972-73, quando o torneio se chamava Taça dos Campeões Europeus, os holandeses conquistaram a orelhuda com o placar mínimo de 1 a 0, com gol de Johnny Rep, logo aos quatro minutos do primeiro tempo, no estádio Estrela Vermelha, em Belgrado (e o incrível público de mais de 93 mil pessoas). Era seu terceiro título consecutivo na competição, antes vieram contra Panathinaikos e Internazionale e, em 1994-95, venceu o Milan na sua quarta orelhuda da história.

Do outro lado, a Juventus também conquistou um título da Champions, o segundo de sua história, em cima do Ajax, na temporada de 1995-96. No tempo normal, no Olímpico de Roma, em frente a 67 mil pessoas, igualdade no placar: 1 a 1, com gols de Ravanelli e Litmanen. Nas penalidades, 4 a 2 para os italianos, que converteram com Ferrara, Pessotto, Padovano e Jucovic. A Velha Senhora já havia sido campeã antes, em 1984-85 em cima do Liverpool.

Um dado importante é que as equipes também se enfrentaram nas semifinais da temporada de 1996-97 e quem conquistou um resultado positivo foi a Juve. No primeiro jogo, vitória por 2 a 1 e, na volta, 4 a 1, com incrível agregado de 6 a 2. Porém, como em outras seis oportunidades, perdeu a final e ficou com a vice-colocação.

Manchester United x Barcelona

Finalizando os confrontos, United e Barcelona se encontraram algumas vezes e quem se deu melhor, no histórico, foram os catalães. Os Red Devils se sagraram campeões em três oportunidades (1967-68, 1998-99 e 2007-8), em cima de Benfica, Bayern e Chelsea, respectivamente.

Um ponto importante é que, em seu último título, o United passou justamente por cima do Barcelona nas semifinais: depois de empatar por 0 a 0 na Espanha, venceu por 1 a 0 no Old Trafford com gol de Scholes e foi à final contra o compatriota Chelsea. Nesta campanha, o United possuía um elenco recheado de estrelas, como Wayne Rooney, Van der Sar e Cristiano Ronaldo, que venceu seu primeiro prêmio de Melhor do Mundo naquele ano.

Esta, porém, não foi a última vez que o United esteve em uma final. O time foi vice-campeão em duas oportunidades depois, em 2008-9 e 2010-11. O seu grande rival? Justamente o Barça, que se mostrou indigesto, então, para o time inglês. Além dessas duas vezes, o clube catalão foi campeão em mais três oportunidades (1991-92, 2005-6 e 2014-15), em cima de Sampadoria, Arsenal e Juventus.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade