PUBLICIDADE

Itália recebe atletas de time afegão após evacuação de Cabul

Ao menos quatro jogadoras da equipe de futebol de Herat, no Afeganistão, chegaram em Roma após conseguirem deixar país dominado pelo Talibã

27 ago 2021 16h26
| atualizado às 17h07
ver comentários
Publicidade

Ao menos quatro jogadoras da equipe feminina de futebol de Herat, no Afeganistão, desembarcaram nesta sexta-feira no aeroporto de Fiumicino, em Roma, após a evacuação de Cabul.

Jogadoras de Herat, no Afeganistão, retratadas no documentário "Herat Football Club"
Jogadoras de Herat, no Afeganistão, retratadas no documentário "Herat Football Club"
Foto: Reprodução

A informação foi confirmada pela ONG Cospe de Florença, que acompanhou todo o processo de retirada do território afegão com as autoridades italianas no local.

Além das jogadoras, outras 15 pessoas chegaram ao país europeu, incluindo o treinador do time e alguns familiares, entre eles crianças. Já os outros membros da equipe não conseguiram chegar à capital afegã nem deixar Herat. Segundo relatos, cerca de 15 das atletas fugiram para o Irã semanas antes da ascensão do Talibã.

De acordo com a ONG, no voo humanitário que agora viaja para Roma com afegãos evacuados por correrem risco de vida, há um grupo de 27 pessoas com jornalistas, advogados e colaboradores de projetos de direitos humanos.

Ontem, esses afegãos conseguiram entrar no aeroporto de Cabul antes do ataque terrorista do Estado Islâmico e aguardaram o transporte aéreo com a ajuda da ONG italiana.

A entidade, que tem sede em Florença, atuou com as jogadoras afegãs em diversos projetos até 2018 pessoalmente e, até no último dia 15 de agosto, tinha contato virtual com as jovens.
   

Ansa - Brasil   
Publicidade
Publicidade