PUBLICIDADE

Eurocopa

Irlanda bate Itália no fim e conquista classificação heroica

22 jun 2016 - 18h01
(atualizado em 23/6/2016 às 09h37)
Compartilhar
Exibir comentários
Robbie Brady se antecipa ao goleiro italiano e marca de cabeça
Robbie Brady se antecipa ao goleiro italiano e marca de cabeça
Foto: EFE

Pela última rodada do Grupo E, a Itália enfrentou a Irlanda e saiu derrotada por 1 a 0. Em partida realizada no estádio Pierreu Maurroy, em Lille, a seleção tetracampeã mundial foi surpreendida pelos irlandeses, que conquistaram uma classificação surpreendente para as oitavas de final da Euro, com gol de Brady no fim do jogo.

O primeiro tempo foi caracterizado por muita marcação e por divididas muito fortes, o futebol ficou em segundo plano, já que as equipes apresentavam dificuldades na criação de jogadas. Os únicos esboços de chance surgiam em chutes de média e longa distância. Já a segunda etapa começou um pouco mais movimentada; com as duas equipes propondo mais o jogo, mas sem tanta efetividade. No entanto, apesar de uma melhora na postura italiana, a Azurra não conseguiu segurar o 0 a 0 e acabou levando o gol nos minutos finais.

A derrota não afetou a Itália, que já entrou em campo com a liderança da chave e enfrenta a Espanha na próxima fase. Já a Irlanda, que chegou ao duelo como última colocada, avança às oitavas de maneira surpreendente, como um dos melhores terceiros colocados.

Começo muito truncado em Lille, com as equipes apresentando muita dificuldade na criação e priorizando o sistema defensivo. Como já entrou no gramado com a liderança do grupo garantida, a Itália acabou não sendo tão incisiva, apesar de manter a força na marcação, e deixou os Irlandeses tomarem as rédeas da partida.

Aos nove minutos, Hendrick quase abriu o placar, após passar por um marcador, gingar na frente de Thiago Motta e arriscar de fora da área, mandando com muito perigo à esquerda do gol. Depois desta chance, o jogo voltou a ficar muito truncado e parado no meio-campo e os irlandeses só voltaram a assustar aos 20 minutos, com Murphy cabeceando após escanteio; Sirigu, com a ponta dos dedos, mandou para fora.

A única finalização italiana na partida aconteceu aos 42 minutos, quando Imobille chutou da meia-lua e a bola foi para fora, com perigo.

Dando sinais de que seria muito parecido com o primeiro tempo, a segunda etapa começou pouco movimentada, mas com os italianos um pouco mais agudos no duelo. Aos sete minutos, Zaza recebeu belo cruzamento de De Sciglio, tentou o voleio, mas acabou mandando por cima do gol.

A resposta irlandesa veio logo em seguida, aos 11 minutos. Murphy chutou, Sirigu espalmou e no rebote Coleman chegou tentando o passe, mas a bola bateu em Ogbonna e foi para fora.

Após mais minutos de jogo muito parado, com algumas investidas ingênuas pelo lado dos italianos, os irlandeses resolveram mostrar que ainda estavam vivos no encontro. Aos 39 minutos, Hoolahan aproveitou falha da defesa, saiu na cara do gol, mas chutou muito fraco, facilitando para Sirigu. Logo em seguida, o próprio Hoolahan recebeu pela direita e acionou Brady, livre de marcação, que empurrou para as redes de cabeça.

Sem tempo para mais nada os itlaianos não conseguiram reverter o resultado e perderam o 100% de aproveitamento no principal torneio de seleções do Velho Continente: 1 a 0 para a Irlanda.

FICHA TÉCNICA

ITÁLIA 0 X 1 IRLANDA

Local: Estádio Pierre Mauroy, em Lille (França)

Data: 22 de junho de 2016, quarta-feira

Horário: 16 horas (de Brasília)

Árbitro: Ovidiu Hategan (Romênia)

Assistentes: Octavian Sovre (Romênia) e Sebastian Gheorghe (Romênia)

Cartões amarelos: Sirigu (Itália)

Cartões vermelhos: Long

GOLS: Brady, aos 39 minutos do segundo tempo (IRLANDA)

ITÁLIA: Sirigu, Bernardeschi (Darmian), Barzagli, Bonucci, Ogbonna e De Sciglio; Florenzi, Sturaro e Thiago Motta; Zaza e Immobile

Técnico: Antonio Conte

IRLANDA: Randolph; Coleman, Duffy, Koegh e Ward; Brady, McCarthy, McClean e Hendrick; Murphy; Long

Técnico: Martin O'Neill

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade