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Campeonato Espanhol

Estudo mostra abismo entre receita do Barcelona e clubes brasileiros

22 out 2018 - 12h28
(atualizado às 12h28)
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A existência de uma enorme diferença entre o faturamento do Barcelona e os clubes do futebol brasileiro já era sabida. No entanto, tentando medir o tamanho desse abismo, a Sports Value realizou um estudo que demonstrou uma realidade alarmante: excluindo os recursos com os direitos de TV, em todas as demais receitas o faturamento de um só clube da Espanha é maior do que dos 20 maiores times do Brasil.

Para realizar esse estudo a primeira coisa a ser feita foi entender o faturamento da equipe de Catalão. Na temporada 2017/18, o Barcelona apresentou o maior volume financeiro já movimentado por um clube em um ano. Impulsionado pela venda de Neymar ao PSG, a maior transação da história do esporte, o Barcelona encerrou a temporada com um faturamento de 914 milhões de euros, aproximadamente 4,2 bilhões de reais.

Toda essa fortuna se divide em quatro principais fontes de receita. O marketing representa 33% desse valor, ou 1, 3 bilhões de reais. Já a transferência de atletas, contando com a venda do brasileiro ao clube francês, representa um montante de pouco mais de R$ 1 bilhão, ou 25%. O Camp Nou vem logo na sequência com um valor de 900 milhões de euros arrecadado. Para fechar aparece as cotas de televisão, que complementam a renda do clube com R$ 842.

A empresa comparou estes valores ao faturamento dos 20 maiores clubes brasileiros do ano passado, que atingiram um valo de R$ 5,05 bilhões na somatória. Indo mais a fundo, percebe-se que das quatro principais fontes de renda do Barcelona, em apenas uma o clube espanhol perde para a soma das duas dezenas de equipes do Brasil.

A comparação mostra que os brasileiros só superam o gigante catalão nas cotas televisivas, que representam um faturamento de R$ 2 bilhões às equipes nacionais. Nos demais itens (transferência de atletas, Propaganda e publicidade e estádio), o Barcelona sozinho supera os 20 clubes do Brasil.

O estudo explica ainda que isso se deve a oito motivos fundamentais. Gestão de marca e do negócio altamente profissional, marketing e comunicação globalizados, conteúdo único, ídolos globais, dezenas de patrocinadores, gigante do mundo digital, fábrica de talentos e títulos de relevância.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
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