Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Barcelona

Associação denuncia Yamal pela contratação de pessoas nanismo para festa de aniversário

Astro do Barcelona completou 18 anos no domingo, 13

14 jul 2025 - 16h30
(atualizado às 19h02)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Associação ADEE denunciou Lamine Yamal por contratar pessoas com nanismo como entretenimento em sua festa, afirmando que a prática é discriminatória e viola direitos, e anunciou medidas legais e sociais.
Yamal completou 18 anos
Yamal completou 18 anos
Foto: Reprodução/Instagram/Lamine Yamal

Uma polêmica tomou conta da festa de aniversário de 18 anos de Lamine Yamal, astro do Barcelona. Por meio de nota, a Associação de Pessoas com Acondroplasia e Outras Displasias Esqueléticas com Nanismo (ADEE) denunciou a contratação de pessoas com nanismo para fins de entretenimento na celebração do atacante espanhol. 

“É inaceitável que, em pleno século XXI, pessoas com nanismo continuem sendo usadas como entretenimento em festas privadas, e a situação é ainda mais grave quando esses incidentes envolvem figuras públicas como Lamine Yamal. A dignidade e os direitos da nossa comunidade não são entretenimento para ninguém, em nenhuma circunstância”, disse Carolina Puente, presidente do grupo. 

A ADEE afirmou que tomará medidas legais e sociais quanto ao caso. A associação reforçou que a prática é intolerável e aumenta adiscriminação de pessoas com acondroplasia ou outras displasias esqueléticas.

“Quando uma pessoa com influência social participa desse tipo de situação, o dano é ainda maior, pois transmite à sociedade — especialmente aos jovens — que a discriminação é aceitável. Precisamos erradicar a objetificação da diferença e educar as pessoas para o respeito e a equidade”, continuou Puente.

Antes de encerrar o comunicado, o grupo apontou que atividades que colocam pessoas com deficiência em situações para “provocar zombaria, ridículo ou escárnio do público” são proibidas pela Lei Geral dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade