PUBLICIDADE

Futebol Internacional

Camarões adota ex-atletas para "espionar" rivais da Copa do Mundo

7 mai 2014 - 10h15
(atualizado em 31/5/2014 às 12h08)
Compartilhar

A seleção camaronesa promete estar mais bem preparada para sua sétima participação em Copas do Mundo. A comissão técnica do país nomeou alguns "conselheiros" para observar adversários e ajudar o treinador Volker Finke antes e durante o Mundial que será realizado aqui no Brasil. O grupo é formado por Jean Manga Onguene, Bonaventure Djonkep, Etienne Sockeng e Alexandre Belinga. Todos são ex-jogadores que fizeram história nos campeonatos domésticos e na equipe nacional.

"É um papel muito simples", explica Manga Onguene. "Nós não somos técnicos, fomos nomeados como um time que pode dar contribuições, que pode analisar os jogos. Passaremos informações para o pessoal técnico, que pode gerir à sua maneira", completa em entrevista ao site News du Camer, garantindo autonomia ao treinador alemão.

A missão dos estrategistas é observar técnica e taticamente os adversários de Camarões na Copa do Mundo. Listando qualidades e defeitos, os quatro ex-jogadores devem passar vídeos detalhados ao técnico Volker Finke pontuando suas análises. Como os Leões Indomáveis estão no grupo A da Copa do Mundo, a Seleção Brasileira deve ser uma das "espionadas" pelo grupo de ex-jogadores. México e Croácia completam a chave.

O grupo chegou a viajar para a Europa nas últimas semanas, mas Manga Onguene nega que o trabalho já tenha iniciado. "Não posso falar (sobre o programa de trabalho). Nós já começamos a trabalhar no que nos dispusemos a fazer, de acordo com as necessidades que devem surgir. Mas, como disse, não somos treinadores, apenas prestamos apoio", garante o ídolo camaronês, que defendeu a seleção nacional por 14 anos.

O trabalho de observação será colocado à prova no dia 13 de junho, quando Camarões estreia na Copa do Mundo contra o México. A partida será realizada às 13 horas (de Brasília), na Arena das Dunas, em Natal. Na sequência, os Leões Indomáveis pegam Croáciam no dia 18 de junho, e Brasil, cinco dias depois.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade