PUBLICIDADE

Argentina

Copa América 1925: Menor em tamanho, grande em confusão

24 mai 2019 - 08h20
Compartilhar
Exibir comentários

A edição do Campeonato Sul-Americano realizado em 1925 na Argentina foi uma das menores já feitas. Além da anfitriã, apenas duas seleções participaram: Brasil e Paraguai. Mas isso não impediu a confusão e a violência na partida decisiva entre os brasileiros e os argentinos. No fim, melhor para os albicelestes, que conquistaram o segundo caneco. Já a Seleção Brasileira, por conta da confusão, foi impedida pelo Ministério das Relações Exteriores de realizar qualquer partida internacional até 1928.

Antes da reformulação e da mudança do nome da competição para Copa América em 1975, o Sul-Americano era disputado em uma espécie de pontos corridos: todos os times se enfrentavam uma vez e o melhor colocado ao final era o campeão. Decidiram fazer esta edição de 1925 em dois turnos por ter apenas três seleções presentes.

Apesar de vencer as duas partidas contra o Paraguai, a Seleção Brasileira perdeu a primeira contra a Argentina por 4 a 1. Os jogadores brasileiros foram para o último jogo com os hermanos precisando ganhar para forçar um duelo extra.

Surpreendentemente, o Brasil conseguiu abrir 2 a 0. Mas, em uma bola lançada para o craque Arthur Friedenreich que o deixou livre para marcar, o zagueiro argentino Muttis deu uma entrada desleal por trás. Fried revidou com um pontapé. A partir disso, a briga se tornou generalizada. Até torcedores argentinos invadiram o campo para agredir os atletas brasileiros e os chamarem de "macaquitos".

Apaziguados os ânimos, a partida foi restabelecida, mas os brasileiros estavam desestabilizados. Não conseguiram aguentar a pressão argentina e cederam o empate. Dessa forma, a Argentina conquistou mais um troféu e o Brasil, seu segundo vice.

Alguns protestos de brasileiros ocorreram por conta da violência deste episódio. O Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores) chegou à conclusão de que essas partidas entre seleções estavam prejudicando as relações do Brasil com outros países. Por isso, a Seleção Brasileira ficou sem jogar campeonatos ou partidas amistosas com outras seleções de 1925 a 1928.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade