Após denúncia por abusos no calendário, Fifa responde às ligas europeias e sindicato
Instituição afirma que o atual calendário internacional foi aprovado por unanimidade
A Fifa recebeu uma denúncia das principais ligas europeias e da FifPro (sindicato internacional dos jogadores profissionais) à Comissão Europeia. As partes alegam uma sobrecarga no novo calendário imposto pela instituição. Nele está definido a ampliação da Copa do Mundo em 2026 e o novo formato do Mundial de Clubes, em 2025.
Após o anúncio, a entidade máxima do futebol mundial respondeu as acusações de não dialogar com as outras instituições para definir as mudanças. Segundo a federação, o atual calendário internacional foi aprovado por unanimidade pelo seu Conselho, que é composto por representantes de todos os continentes.
"O calendário da Fifa é o único instrumento que garante que o futebol internacional possa continuar a sobreviver, coexistir e prosperar ao lado do futebol de clubes nacional e continental", afirmou.
Além disso, a entidade destacou que 'deve proteger os interesses gerais do futebol mundial', e que as ligas preferem um calendário com amistosos e turnês de verão, visando interesses comerciais.
"Essas ligas aparentemente preferem um calendário repleto de amistosos e turnês de verão, muitas vezes envolvendo extensas viagens ao redor do mundo. Mas a Fifa deve proteger os interesses gerais do futebol mundial, incluindo a proteção dos jogadores, em todas as partes e em todos os níveis do jogo", acrescentou.
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.