Obi Mikel é eleito como o 'melhor da partida'. Moses recebe troféu como o 'melhor da competição'.
Esportes
0Destaques
1
Obi Mikel é eleito como o 'melhor da partida'. Moses recebe troféu como o 'melhor da competição'.
VENCEDORES DA CAN, desde 1957: Egito, 7; Gana e Camarões, 4, Nigéria, 3, RD Congo, 2; Sudão, Tunísia, Zâmbia, Costa do Marfim, Argélia, Marrocos, Etiópia, África do Sul e Congo, 1.
Alguns jogadores de Burkina Faso choram no gramado. Nunca a seleção burquinense havia chegado tão longe numa Copa Africana.
Stephen Okechukwu Keshi foi campeão da CAN como jogador da Nigéria em 1994. Agora, conquista o título como treinador.
Yobo terminou a partida como capitão e será o homem que irá erguer o cobiçado troféu.
Com 158,3 milhões de habitantes, a Nigéria é o país mais populoso do continente africano. A rivalidade entre o sul, rico e de influência cristã, e o norte, de maioria muçulmana, marca a história da nação.
Com gol de Mba, aos 40min do 1º tempo, a Nigéria bate Burkina Faso por 1 a 0 e conquista a CAN pela terceira vez em sua história: 1980, 1994 e 2013.
FIM DE JOGO na África do Sul. A NIGÉRIA É CAMPEÃ DA COPA AFRICANA DE NAÇÕES de 2013!!!!
Dagano cobra mal a falta e desperdiça a chance do empate. Os nigerianos começam a comemorar o título.
As vuvuzelas soam alto no Soccer Citty. Ideye toca bola com a mão e recebe o amarelo. Burkina Faso tem falta pela meia. Momento de emoção.
O argelino Djamel Haimoudi indica quatro minutos de acréscimo para a etapa final. A Nigéria está perto do título, e da Copa das Confederações, em junho, no Brasil.
Na Burkina Faso, entrada de Abdou Traoré na vaga de D. Koné.
Na Nigéria, entrada de Yobo no lugar de Mba, autor do gol da partida.
Onazi sofre pancada e fica caído no gramado. Parte da torcida nigeriana começa a comemorar o título.
Musa acelera pela esquerda e centra na área. Ideye não completa para o gol por muito pouco.
Moses recebe na área e cai na chegada de Diakité. O árbitro não marca o penal.
Na Burkina Faso, entrada de Dagano na vaga de Koffi.
O campeão da CAN receberá como prêmio cerca de R$ 2,8 milhões, além do direito de disputar a Copa das Confederações, em junho, no Brasil. O representante africano estará no Grupo B ao lado de Espanha, Uruguai e Taiti.
Lançamento longo para Bancé na área. O camisa 15 não consegue o domínio. Tiro de meta para a Nigéria.
Ideye cobra mal a falta, por sobre a metra de Diakité.. Tiro de meta para Burkina Faso.
Musa parte pela meia direita e é travado por Koulibaly. O árbitro marca a infração.
Com 158,3 milhões de habitantes, a Nigéria é o país mais populoso do continente africano. A rivalidade entre o sul, rico e de influência cristã, e o norte, de maioria muçulmana, marca a história da nação.
Burkina Faso, situada no oeste da África, está entre os dez países com o mais baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo. Sua população é de 16,3 milhões.
Ideye rola para Mba, que arrisca o tiro de fora da área, por sobre a meta de Diakité.
Pitroipa é lançado pela ponta esquerda, mas o impedimento é assinalado.
O jogo entra em sua fase mais nervosa. Burkina Faso tem mais cerca de 15 minutos para chegar ao empate.
Nakoulma faz boa jogada pela meia esquerda, mas erra o passe para Pitroipa.
Resposta imediata de Burkina Faso. Sanou recebe de Nakoulma na área e finaliza. Enyeama espalma na ponta dos dedos, mas o árbitro marca o tiro de meta.
Novo levantamento de Kaboré e Omeruo afasta de cabeça. No contragolpe, Musa recebe na área, mas tropeça sozinho e cai. Boa chance perdida.
Kaboré cruza, Bancé escora de cabeça e Ambrose cede o escanteio. Momento de tensão no Soccer City.
Kaboré cruza mal e facilita para o corte de Obi Mikel. Pitroipa ganha novo escanteio pela esquerda.
Kaboré acelera pela ponta direita e sofre falta de Oshaniwa, punido com o amarelo. Pressão de Burkina Faso.
Sanou ganha escanteio pela direita. Kaboré cruza e Oboabona afasta de cabeça pela Nigéria.
As duas equipes demonstram nervosismo e erram muitos passes. Burkina Faso aperta.
O jogo entra em seu quarto final e promete ser dramático. Burkina Faso tende a partir para cima em busca do empate - e deixar buracos na defesa.
Na Nigéria, entrada de Oshaniwa no lugar de Echiejile, lesionado.
Surpresa da competição, Burkina Faso tenta o seu primeiro título - a melhor colocação havia sido um quarto lugar, em 1998, quando organizou o evento.
Na Burkina Faso, entrada de Sanou no lugar de Rouamba.
Echiejile sente lesão e precisa de atendimento médico.
Nakoulma ergue na área e Mikel corta de cabeça pela Nigéria.
Pitroipa ginga pela ponta esquerda e sofre falta de Ambrose. Bom momento de Burkina Faso no jogo.
Onazi tabela com Ideye pela meia, mas Rouamba acerta o bote e faz o desarme.
Musa cruza na entrada de área. O carrinho de B. Koné sobre Musa é certeiro e Burkina sai jogando.
Kaboré ergue na área e Bancé desvia de cabeça. Atento, Enyeama faz a defesa.
Sem muito mais a perder, Burkina Faso avança sua equipe e esboça a pressão. Pitroipa deixa o campo para ser atendido.
Omeruo barra disparada de Pitroipa pela meia esquerda burquinense e é punido com o amarelo.
Kaboré cruza forte e a zaga nigeriana alivia com Oboabona. No contragolpe, Moses penetra na área, mas chuta em cima de Panandétiguiri.
Nakoulma parte pela meia direita. Echiejile deixa o braço e comete a falta. Após a cobrança, Moses cede o escanteio.
Na Nigéria, entrada de Musa no lugar de Uche. O titular Emenike está lesionado.
Moses cruza na primeira trave e B. Koné afasta pela seleção burquinense.
Moses chega à linha de fundo pela esquerda. Koffi dá o bote e cede o escanteio.
Bancé recebe pela lateral de área, mas se precipita e finaliza mal, sem perigo.
Pitroipa busca mais uma vez Bancé na área. Omeruo pressiona e a bola fica com o goleiro Enyeama.
Moses serve Ideye pela lateral de área. O tiro forte, cruzado, é desviado por Diakité.
Os nigerianos buscam sua terceira taça - venceram em 1980 e 1994. Não chegavam a uma final continental havia 13 anos.
Onazi tenta o lançamento para Ideye por trás da zaga. A bola chega até o goleiro Diakité.
O segundo tempo começa feio, com muitos erros de passe na faixa central.
COMEÇA O SEGUNDO TEMPO na África do Sul. Os times voltam sem mudanças.
A Nigéria foi superior durante todo o primeiro tempo, mas teve problemas para transformar seu volume em gol. Por outro lado, Burkina Faso praticamente nada criou, salvo tentativas frustradas de Pitroipa. O gol de Mba estabeleceu a justiça no placar.
Com gol de Mba, aos 40min, a Nigéria faz 1 a 0 em Burkina Faso e se aproxima de sua terceira conquista da Copa Africana de Nações.
FIM DE PRIMEIRO TEMPO na África do Sul.
Mba rouba bola de Kaboré e arremata de fora da área, por sobre a meta.
O argelino Djamel Haimoudi indica dois minutos de acréscimo para a primeira etapa.
Burkina Faso parte em busca do gol de empate e o panorama do jogo muda.
Bancé recebe passe de Nakoulma e arremata de fora da área, sem perigo.
Pitroipa recebe pela lateral de área e tenta a finta de letra. Omeruo prevalece na jogada.
Bancé escora de cabeça na área para Nakoulma. O impedimento é assinalado.
da NIGÉRIA!!! Moses tem seu chute travado na entrada de área. Mba apanha o rebote, finta Koffi e arremata no canto esquerdo da meta.
Pitroipa lança Koffi pela ponta direita, mas o camisa 5 chega atrasado. Arremesso lateral para Echiejile.
Kaboré cruza da meia esquerda para a segunda trave. B. Koné cabeceia à esquerda da meta.
Onazi atinge Panandétiguiri e é punido com o cartão amarelo.
Kaboré lança na área em busca de Bancé. Omeruo afasta de cabeça pela Nigéria.
A maior posse de bola nigeriana resulta improdutiva. Burkina Faso se fecha e joga no erro do adversário.
ONTEM: Mali 3 x 1 Gana. Mali conquistou a 3ª posição da CAN pela segunda vez seguida.
Mikel ergue na área e o árbitro marca falta de Ideye sobre Koulibaly. Posse de bola burquinense.
Rouamba comete falta forte sobre Moses e é punido com o amarelo.
Panandétiguiri é lançado por Nakoulma pela esquerda. Ambrose protege e ganha o tiro de meta.
Ambrose lança Moses por trás da zaga burquinense. Diakité sai do gol e fica com a bola.
Ideye recebe de Uche na área. Koulibaly chega na marcação e consegue atrapalhar o nigeriano.
Kaboré aplica lindo lençol sobre Ambrose e cruza para a área. Enyeama sai da meta para fazer a defesa.
Bancé chuta forte, rasteiro, à direita da meta de Enyeama.
Kaboré finta Oboabona pela meia esquerda e cai. O árbitro marca falta para Burkina Faso.
Oboabona tenta o lançamento longo para Mba, pela esquerda. O impedimento é assinalado.
Kaboré lança Panandétiguiri pela extrema esquerda. Ambrose chega na marcação e ganha o tiro de meta.
Bancé é lançado por Nakoulma e finaliza de fora da área, por sobre a meta.
A partida deixa a desejar em seu primeiro quarto. Burkina Faso não consegue ameaçar a meta de Enyeama.
Surpresa da competição, Burkina Faso tenta o seu primeiro título - a melhor colocação havia sido um quarto lugar, em 1998, quando organizou o evento. Os nigerianos buscam sua terceira taça - venceram em 1980 e 1994. Não chegavam a uma final continental havia 13 anos.
Moses abre na esquerda para Echiejile. B. Koné afasta pela linha lateral.
Nigéria domina o meio de campo, mas sente falta do artilheiro Emenike no comando de ataque.
Moses acelera pela ponta esquerda e cruza rasteiro. Diakité dá rebote, mas consegue a defesa.
Obi Mikel busca Ideye na área, mas o camisa 8 não consegue o domínio. Tiro de meta para Burkina Faso.
Após a batida curta de escanteio, Pitroipa escorrega e a bola sobra limpa para o goleiro Enyeama.
Pitroipa ginga pela meia direita e busca Bancé na área. Oboabona estica a perna e cede o escanteio.
A Nigéria começa bem a partida e praticamente não corre riscos no setor defensivo.
Onazi e Nakoulma chocam-se e o nigeriano leva a pior. Partida paralisada no Soccer City.
Ambrose estica na área para Uche. O assistente aponta o impedimento do camisa 15.
O campeão da CAN receberá como prêmio cerca de R$ 2,8 milhões, além do direito de disputar a Copa das Confederações, em junho, no Brasil. O representante africano estará no Grupo B ao lado de Espanha, Uruguai e Taiti.
Após o cruzamento de Moses, Diakité sai mal da meta, mas Ideye arremata por sobre o gol.
Moses é lançado pela ponta direita e tenta o cruzamento rasteiro. Koulibaly cede o escanteio.
Nakoulma disputa lance pela meia esquerda, mas comete falta sobre Omeruo. Posse de bola nigeriana.
Obi Mikel levanta na área e Ambrose cabeceia, por sobre a meta de Diakité.
Ideye parte pela meia direita e é calçado por Rouamba. A Nigéria aperta em busca do primeiro gol.
Moses cruza da esquerda e Diakité tira de soco pela seleção burquinense.
Echiejile apoia pela esquerda e centra na área. B. Koné afasta para escanteio e a torcida da Nigéria se anima no Soccer City.
Nigéria e Burkina Faso se enfrentaram na primeira fase desta Copa Africana: empate por 1 a 1.
Kaboré e Pitroipa tentam avanço pela meia esquerda, mas Onazi faz bom desarme pela Nigéria.
Obi Mikel sofre chegada forte de Rouamba. O nigeriano se recupera em seguida.
Ideye abre na direita para Ambrose, que cruza fechado. Diakité faz a defesa por Burkina Faso.
COMEÇA A PARTIDA em Joanesburgo, África do Sul. A Nigéria dá o pontapé inicial.
Às 16h26, execução dos hinos nacionais em momento de emoção no Soccer City.
Burkina Faso confirmada no 4-4-2 com Diakité; Koffi, B. Koné, Koulibaly e Panandétiguiri; Rouamba, D. Koné, Nakoulma e Pitroipa; Kaboré e Bancé.
Nigéria escalada no 4-4-2 com Enyeama; Ambrose, Oboabona, Omeruo e Echiejile; Obi Mikel, Onazi, Mba e Moses; Uche e Ideye.
Às 16h20, as equipes entram em campo, sob o som das vuvuzelas. Burkina Faso inteira de branco; Nigéria inteira de verde.
ONTEM: Mali 3 x 1 Gana. Assim, Mali conquistou a 3ª posição da CAN pela segunda vez seguida.
Soccer City lotado. Cerca de 80 mil pagantes - grande maioria nigeriana - no estádio em que o Brasil foi eliminado pela Holanda na última Copa do Mundo.
Emenike, que sentiu lesão no final da semifinal, não se recuperou e é o grande desfalque da seleção nigeriana.
A partir das 16h30 (de Brasília), NIGÉRIA e BURKINA FASO enfrentam-se no Soccer City, em Joanesburgo, pela final da Copa Africana de Nações de 2013.
CAMPANHA DE BURKINA: 1 x 1 Nigéria, 4 x 0 Etiópia, 0 x 0 Zâmbia, 1 x 0 Togo, 1 x 1 Gana (vitória nos pênaltis).
CAMPANHA DA NIGÉRIA: 1 x 1 Burkina Faso, 1 x 1 Zâmbia, 2 x 0 Etiópia, 2 x 1 Costa do Marfim, 4 x 1 Mali.
Com 158,3 milhões de habitantes, a Nigéria é o país mais populoso do continente africano. A rivalidade entre o sul, rico e de influência cristã, e o norte, de maioria muçulmana, marca a história da nação.
Burkina Faso, situada no oeste da África, está entre os dez países com o mais baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo. Sua população é de 16,3 milhões.
O campeão da CAN receberá como prêmio cerca de R$ 2,8 milhões, além do direito de disputar a Copa das Confederações, em junho, no Brasil. O representante africano estará no Grupo B ao lado de Espanha, Uruguai e Taiti.
O principal jogador de Burkina Faso, o atacante Jonathan Pitroipa - expulso de campo na semifinal contra Gana, por um erro do árbitro - foi liberado pela Confederação Africana de Futebol para a partida. O árbitro do jogo em questão admitiu em súmula o seu equívoco.
Os nigerianos buscam sua terceira taça - venceram em 1980 e 1994. Não chegavam a uma final continental havia 13 anos.
Surpresa da competição, Burkina Faso tenta o seu primeiro título - a melhor colocação havia sido um quarto lugar, em 1998, quando organizou o evento.
A Nigéria receberá como prêmio cerca de R$ 2,8 milhões, além do direito de disputar a Copa das Confederações, em junho, no Brasil. O representante africano estará no Grupo B ao lado de Espanha, Uruguai e Taiti.