PUBLICIDADE

Campeonato Alemão

Uefa planeja reunião com Ligas para debater reforma na Champions

3 abr 2019 - 12h01
(atualizado às 12h01)
Compartilhar
Exibir comentários

A Liga dos Campeões poderá sofrer mudanças drásticas em seu formato de disputa a partir da temporada de 2024. Ao menos é isso que a entidade do futebol europeu irá discutir com as Ligas europeias em uma reunião programada para 8 de maio. De acordo com a agência , o encontro reunirá os comitês executivos e contará com a presença do presidente da Uefa, Aleksander Ceferin, e o presidente das Ligas, o sueco Lars-Christer Olsson.

"A Uefa se reunirá com representantes das Ligas nas próximas semanas", confirmou à um porta-voz da Uefa. "O objetivo é debater os projetos de reforma da Liga dos Campeões, desenvolvidos pela Associação europeia de clubes (ECA)", explicou.

Segundo a imprensa internacional, o projeto principal da Uefa seria disputar, a partir da temporada 2024, a fase de grupos da Liga dos Campeões com quatro grupos de oito equipes, e não mais com oito grupos de quatro equipes. A mudança garantiria mais jogos aos clubes e, consequentemente, mais receita, mas também obrigaria uma reformulação no calendário.

Caso se confirmem as alterações, a Liga dos Campeões poderia passar a ser disputada também aos finais de semana. Porém, isso é um ponto que não condiz com o pensamento das Ligas Europeias, que se mostram veementemente contra.

Nesse novo formato, a competição continental ficaria mais parecida com uma Liga fechada, com os seis primeiros colocados garantindo vaga na edição seguinte, independentemente de suas classificações nos campeonatos nacionais.

"Queremos proteger com todas as forças nossos jogos de fim de semana para os campeonatos, porque precisamos proteger a saúde de nossas Ligas e de todos nossos clubes", explicou à Alberto Colombo, porta-voz das Ligas Europeias. "Não há projetos concretos neste momento, somente ideias que provocam debates entre a Uefa e a ECA", disse outra fonte.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade