PUBLICIDADE

Fora da Libertadores, Grêmio, enfim, vai mirar Brasileiro

Tricolor foi eliminado precocemente da competição sul-americana

15 abr 2021 - 08h35
Compartilhar
Exibir comentários

Nos últimos anos o Grêmio priorizou a Libertadores e deixou o Brasileiro em segundo plano. É uma praxe do clube gaúcho. Agora, porém, a situação é outra. Eliminado precocemente da competição continental, com a derrota para o Independiente del Valle nessa quarta (14) por 2 a 1, em Porto Alegre, o Grêmio vai poder se concentrar no campeonato nacional.

Eliminado na Libertadores antes da fase de grupos, Grêmio pode agora se dedicar ao Brasileiro, que começa em maio
Eliminado na Libertadores antes da fase de grupos, Grêmio pode agora se dedicar ao Brasileiro, que começa em maio
Foto: Fernando Alves / Estadão Conteúdo

A opção de se dedicar mais a Libertadores lhe rendeu frutos em 2017, com a conquista do título. Na sequência, a equipe comandada por Renato Gaúcho não passou pelo Real Madrid e ficou com o segundo lugar no Mundial de Clubes. Naquele ano, com um time que era apontado por muitos como o melhor do País, o Grêmio obteve apenas o quarto lugar no Brasileiro.

Em 2018 e 2019, o Tricolor avançou até a fase semifinal da Libertadores. Nessas e em outras oportunidades, o Grêmio desdenhou do Brasileiro, escalando reservas para jogos importantes. Isso se deu várias vezes ao longo, por exemplo, da década passada – das dez edições anteriores à atual da Libertadores, o Grêmio esteve presente em oito.

Como o foco era, e tem sido, outro, o Tricolor do Rio Grande do Sul passou a minimizar a importância do Brasileiro, tanto que seu último título do campeonato data de 1996, portanto há 25 anos. Esse jejum é compensado, em parte, pelo desempenho na Copa do Brasil, com cinco conquistas, a mais recente em 2016.

Fonte: Silvio Alves Barsetti
Compartilhar
Publicidade
Publicidade