3 eventos ao vivo

Flu TV e Fla TV deflagram 'guerra' na final do Carioca

Competição terá mais dois clássicos para a definição do campeão; disputa acirrada também nos canais particulares dos clubes no YouTube

9 jul 2020
12h50
atualizado às 12h56
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

O Fla x Flu tão tradicional no futebol brasileiro ganhou novos contornos nessa reta final do Carioca. Além da disputa em campo pelo título da competição – o Flu venceu o adversário nessa quarta nos pênaltis, no Maracanã vazio, ganhou a Taça Rio (segundo turno) e forçou assim a realização de mais duas partidas para a final do Carioca -, há um embate declarado entre as duas forças que dizem respeito à transmissão dessas partidas – domingo (12) e quarta-feira (15).

Por causa da Medida Provisória assinada em 18 de junho pelo presidente Jair Bolsonaro, na qual o mandante do jogo passa a ter a prerrogativa de negociar individualmente os direitos de suas partidas, a TV Flu usou esse direito no confronto que definiu a Taça Rio, numa live que bateu todos os recordes, atingindo a marca de 3,7 milhões de acessos simultâneos. Vai fazer isso novamente no domingo. Enquanto o Flamengo utilizará o mesmo recurso na quarta (15).

Fla x Flu vencido nos pênaltis pelo Tricolor e que definiu a Taça Rio (segundo turno do Carioca) teve transmissão exclusiva da TV Flu
Fla x Flu vencido nos pênaltis pelo Tricolor e que definiu a Taça Rio (segundo turno do Carioca) teve transmissão exclusiva da TV Flu
Foto: Paulo Sérgio / Estadão Conteúdo

Em que pese o objetivo de direcionar a transmissão para o seu público-alvo, o que se viu no último Fla x Flu foi uma narração excessivamente parcial da TV Flu, a ponto de o locutor Anderson Cardoso não citar o nome dos jogadores do Flamengo durante boa parte do jogo. Quando a bola estava em poder dos rubro-negros, ele simplesmente se referia aos tricolores mais próximos da jogada – “Fulano tenta proteger a zaga, beltrano aperta a marcação, cicrano faz o cerco”, etc.

Essa atitude recebeu uma enxurrada de críticas, não só de flamenguistas, como de muitos torcedores do Fluminense e de quem defende que profissionais de Comunicação se comprometam minimamente com a informação.

Pela reação nos bastidores, o Flamengo já articula uma reação para a transmissão do segundo clássico decisivo, no dia 15. Até porque, entre os dirigentes do Tricolor, a aprovação do que se viu e ouviu na noite dessa quarta, pela TV Flu, pareceu unânime. Eles querem que esse ‘modelo’ seja repetido no domingo, no clássico em que o Flu novamente será o mandante.

Fonte: Silvio Alves Barsetti
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade