PUBLICIDADE

Campeonato Paulista

Patrocínio Logo do patrocinador

FPF e clubes enviam proposta para o governo estadual para o retorno do futebol

Após reunião nesta sexta, entidades aguardam resposta até terça-feira para continuar com programação de retomada

5 jun 2020 - 14h47
(atualizado às 17h29)
Compartilhar
Exibir comentários

Três dias depois de o Red Bull Bragantino ter reiniciado o seus treinamentos e provocado polêmica com outros clubes que disputam a Série A1 do Campeonato Paulista, representantes da Federação Paulista de Futebol (FPF) e os 16 presidentes das equipes que compõe o torneio participaram de uma reunião virtual ontem. Os cartolas decidiram elaborar um protocolo único para que todos os times possam voltar a trabalhar após a paralisação por conta da pandemia do novo coronavírus e agora esperam o aval do Governo do Estado até a próxima terça-feira.

Na terça, após receber autorização da Prefeitura de Bragança Paulista, o Red Bull Bragantino iniciou as atividades em campo com seus jogadores, seguindo um protocolo apresentado ao Executivo municipal. Contudo, os outros clubes que também disputam o Paulistão continuam com seus elencos realizando treinamentos individuais e em isolamento social.

A postura gerou críticas e o clube de Bragança se defendeu, alegando que "sempre agiu dentro da legalidade" e que "não há nenhuma tentativa de se obter vantagem técnica, mas, sim, de dar um primeiro passo consciente e seguro rumo à retomada do futebol".

Ontem, em videoconferência, ficou decidido que FPF e os times encaminharão novamente ao governador João Doria (PSDB) e às prefeituras um "proposta minuciosa para a retomada das atividades nas cidades em que elas ainda não foram liberadas".

A iniciativa ganhou força, segundo a FPF, "diante da flexibilização da quarentena anunciada pelas autoridades públicas paulistas, inclusive com liberação a shoppings, que contam com cuidados menos rigorosos do que os previstos pelo protocolo do Futebol Paulista".

Em nota nas redes sociais, a FPF informa que o novo protocolo irá prever a testagem de todos os profissionais, com retomada gradual dos treinamentos, iniciando com atividades individuais e em ambientes abertos. O Campeonato Paulista foi suspenso em 16 de março por causa da pandemia do novo coronavírus, quando restavam duas rodadas a serem disputadas na fase de classificação e toda a etapa decisiva. Dos quatro grandes, apenas o Corinthians não estava pré-classificado.

Nesta semana, o técnico do Palmeiras, Vanderlei Luxemburgo, disse ao Estadão que achava errado um time voltar e outro não, como está acontecendo no Brasil, e que isso poderia prejudicar algumas equipes. No caso do futebol paulista, os jogadores estão treinando em suas respectivas casas.

Críticas

Até agora, o líder geral da competição é o Santo André. Em entrevista ao Estadão, Sidney Riquetto, presidente do clube do ABC, afirmou que a reunião foi "pouco produtiva". "A federação ainda não tem autorização oficial do Governo Estadual para liberar os treinamentos. Segunda-feira à noite teremos uma reunião do Comitê Médico e na terça-feira será enviado um protocolo para o governo. Em alguns momentos a reunião foi constrangedora, pois algumas equipes já retornaram aos treinos, mas o Red Bull Bragantino foi o único a admitir, quebrando a união de atitude entre os clubes", lamentou.

Riquetto afirmou ainda que os treinamentos obedecerão rígidas normas higiênicas. "Temos o protocolo a seguir, com testes antes dos treinos, confinamento dos atletas, etc. Acho que nossas atividades serão mais seguras do que outros tipos de trabalho, como funcionários de shoppings ou supermercados".

VEJA O COMUNICADO DA FPF

A Federação Paulista de Futebol e os Clubes do Campeonato Paulista Série A1 - 2020 realizaram reunião virtual nesta sexta-feira, 5 de maio de 2020, a fim de atualizar os acontecimentos em decorrência da Pandemia de COVID-19 e a retomada do futebol, quando esta for autorizada. Neste sentido, prezando pela transparência, listamos abaixo os temas tratados na videoconferência:

• Diante da flexibilização da quarentena anunciada pelas autoridades públicas paulistas, inclusive com liberação a shoppings, que contam com cuidados menos rigorosos do que os previstos pelo protocolo do Futebol Paulista, a FPF e os clubes encaminharão novamente ao Governo do Estado e às Prefeituras proposta minuciosa voltada à retomada dos treinamentos nas cidades em que estes ainda não foram liberados;

• O novo protocolo irá prever a testagem de todos os profissionais, com retomada gradual dos treinamentos, iniciando com atividades individuais e em ambientes abertos;

• Com a expectativa de uma resposta do Governo do Estado neste período, realizaremos na próxima terça-feira, 11h, uma nova reunião para reavaliar a situação do retorno.

Participantes da Videoconferência:

Reinaldo Carneiro Bastos - Presidente FPF;

Fernando Enes Solleiro - Vice-Presidente FPF;

Mauro Silva - Vice-Presidente FPF;

Luis Antonio Martinez Vidal - Vice-Presidente FPF;

Gustavo Delbin - Vice-Presidente de Registro, Transferências e Licenciamentos FPF;

Mislaine Scarelli - Vice-Presidente de Gestão Corporativa FPF;

Emerson Piovesan - Vice-Presidente de Finanças FPF;

Moisés Cohen - Presidente do Comitê Médico FPF;

Fernando Mello - Vice-Presidente de Comunicação e Marketing FPF;

Bernardo Itri - Diretor de Comunicação FPF;

Cristina Abreu - Diretora de Competições FPF;

Ana Paula Oliveira - Presidente da Comissão Estatual de Arbitragem FPF;

Ednilson Corona - Membro da Comissão Estadual de Arbitragem FPF;

Aline Pellegrino - Diretora de Futebol Feminino FPF;

Maurício Fragata - Gerente de Marketing FPF;

Andréa Franco - Coordenadora de Arrecadação da FPF;

Caio Medauar - Ouvidor FPF;

Lúcio Blanco - Consultor de Eventos Esportivos FPF;

André Sica - Membro Comissão de Assuntos Jurídicos;

Alexandre Pássaro Filho - Membro Comissão de Assuntos Jurídicos;

Cristiano Caús - Membro Comissão de Assuntos Jurídicos;

Lucas D´Andrea Balistiero - Presidente da AA Internacional de Limeira;

Sebastião Moreira Arcanjo - Presidente da AA Ponte Preta;

Gerson Engrácia Garcia - Presidente do Botafogo Futebol S/A;

Paulo Sirqueira Korek Farias - Presidente do EC Água Santa;

Sidney Gerson Riquetto - Presidente do EC Santo André;

Carlos Alberto Salmazo - Presidente da Ferroviária Futebol S/A;

Genilson da Rocha Santos - Presidente do Grêmio Novorizontino;

Ricardo Miguel Moisés - Presidente do Guarani FC;

Paulo Silvestri - Gestor do Ituano FC;

Edson Antônio Ermenegildo - Presidente do Mirassol FC;

Ernesto Francisco Garcia - Presidente do Oeste FC;

Thiago Roberto Scuro - Presidente do Red Bull Bragantino;

José Carlos Peres - Presidente do Santos FC;

Carlos Augusto de Barros e Silva - Presidente do São Paulo FC;

Maurício Precivalle Galiotte - Presidente da SE Palmeiras;

Andrés Navarro Sanchez - Presidente do SC Corinthians Pta;

Rinaldo Martorelli - Presidente SAPESP;

Aurélio Sant'anna Martins - Presidente SAFESP e

Whashington Mascarenhas - Presidente FENAPAF SP

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade