PUBLICIDADE

Campeonato Paranaense

Problemas de desenvolvimento do futebol se manifestam também no Paraná

31 mai 2020 - 08h10
(atualizado às 08h10)
Compartilhar
Exibir comentários

Assim como acontece nos outros Estados do Brasil, o futebol no Paraná apresenta problemas para conseguir evoluir. Apesar de se encontrar na região Sul, uma das mais desenvolvidas economicamente do país, o território enfrenta as mesmas dificuldades vistas em outras localidades brasileiras.

Segundo a Pluri Consultoria, contando com oito clubes disputando alguma das divisões do Campeonato Brasileiro em 2019, o Paraná foi a sexta unidade federativa com mais equipes em ação no ano passado, com 31, e o quinto quanto à utilização do calendário, apresentando a média de 42%.

Entretanto, da mesma forma que ocorre em outros Estados, o futebol é mal distribuído ao longo do território e do ano. Entre as cidades, apenas 6,5% delas tinham algum clube atuando profissionalmente. Já entre os meses, enquanto 61% dos times paranaenses estavam em atividade entre agosto e setembro, 23% disputavam alguma competição no mês de novembro.

Desta maneira, além de talentos presentes nos municípios do interior terem menos chances de serem descobertos, as equipes paranaenses acabam não conseguindo se manter e crescer dentro do futebol local. Assim, o Paraná acaba sendo mais uma unidade federativa que desperdiça oportunidades de ampliar o desenvolvimento do esporte em escala estadual.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade