0

Bangu, São Luiz... Os intrusos na reta final dos Estaduais

2 abr 2019
14h53
atualizado às 14h55
  • separator
  • comentários

Num futebol cuja distância que separa os grandes dos pequenos clubes é um enorme disparate, imaginar que os times modestos cheguem às fases finais dos seus respectivos Estaduais é um exercício que só vale mesmo para seus apaixonados torcedores. Às vezes, até que essas equipes aprontam. Vide, por exemplo, o caso do Bangu, no Rio, e o do São Luiz, no Gaúcho.

Jogadores do Bangu durante partida contra o Vasco, na sexta rodada da Taça Rio 2019
Jogadores do Bangu durante partida contra o Vasco, na sexta rodada da Taça Rio 2019
Foto: Alexandre Durão / Gazeta Press

Os dois têm chances reais de chegar ao título. Curiosamente, nenhum deles figura sequer na Quarta Divisão nacional. O Bangu deixou para trás o Botafogo e vai disputar a semifinal do Carioca exatamente contra o Vasco, adversário com quem já cruzou duas vezes neste ano, com uma vitória para cada lado.

O time da zona oeste do Rio tem dois títulos estaduais, o mais recente deles em 1966. Desde então, o Carioca sempre foi vencido por um dos quatro grandes - FlamengoFluminense, Vasco ou Botafogo.

No Gaúcho, o São Luiz, da cidade de Ijuí, busca uma façanha mais ousada ainda - conseguir o título estadual pela primeira vez. Está na semifinal e já parou o Grêmio no jogo em casa (0 a 0). Agora, quer ir além e passar pelo time tricolor na Arena do Grêmio.  Classificaria-se assim para final, que vai ser definida em dois confrontos entre Inter e Caxias.

No Mineiro, não há surpresas, com a disputa das semifinais por Atlético, Cruzeiro, América e Boa Esporte, este representante da Série C do Brasileiro. O mesmo ocorrre no Paulista, com os quatro grandes na briga pelo titulo. Mas, se recuarmos um pouco, até as quartas de final desse campeonato, vamos constatar que os quatro pequenos que ali chegaram - RBB, Novorizontino, Ferroviária e Ituano não compõem nem mesmo a Terceira Divisão do País. O RBB em 2019 está fora de todas as séries do Brasileiro. Os outros três vão participar da Série D.

Veja também:

 

Fonte: Silvio Alves Barsetti
  • separator
  • comentários
publicidade