0

Em 11 rodadas, São Paulo supera pontuação do primeiro turno de 2017

11 jun 2018
08h02
atualizado às 08h02
  • separator
  • comentários

A histórica e inédita vitória sobre o Atlético-PR no último sábado, na Arena da Baixada, escancarou a discrepância das campanhas do São Paulo nos últimos dois Campeonatos Brasileiros. Com o triunfo, registrado na 11ª rodada de 2018, o Tricolor ultrapassou a pontuação obtida durante o primeiro turno inteiro da edição 2017 do torneio nacional.

Naquela ocasião, o clube do Morumbi havia somado apenas 19 pontos nas 19 rodadas iniciais. Com cinco vitórias, quatro empates e dez derrotas, encerrou a primeira metade do Brasileirão no 17º lugar, dentro da zona de rebaixamento, da qual escapou apenas na parte final da competição.

Para efeito de comparação, o São Paulo terminou a 11ª rodada da Série A do ano passado com 11 pontos após a derrota por 2 a 0 para o Flamengo, no Rio de Janeiro, resultado que determinou a demissão do técnico Rogério Ceni.

Neste ano, com uma campanha de cinco vitórias, cinco empates e apenas uma derrota, o time dirigido por Diego Aguirre ocupa a terceira posição, com 20 pontos, seis a menos que o líder Flamengo, e tenta chegar na pausa para a Copa do Mundo ao menos no G4 do Brasileiro.

"Não faço um planejamento de pontos. Tento pensar somente no jogo seguinte. Ganhar em casa é mais do que uma obrigação, mas tivemos empates no Morumbi, então tivemos a obrigação de somar pontos fora, como foi contra o América-MG e Atlético-PR. O time mostrou personalidade e organização tática, que foi a base da vitória", afirmou o treinador uruguaio.

Apesar da boa fase, não faz muito tempo que o Tricolor estava em crise após as amargas eliminações no Campeonato Paulista e na Copa do Brasil. Exigindo mudança de atitude, Aguirre levantou o moral dos jogadores e organizou a equipe em um curto período de trabalho.

"Parece que faz muito tempo que estamos no São Paulo, são tantos jogos. Na semana que vem vou fazer somente três meses como treinador do São Paulo. E as coisas vão bem, cada vez melhor. Pensar que sem o trabalho, sem as condições, o São Paulo estava num lugar que não merecia. Os jogadores têm consciência disso. Foi trabalhar e dar confiança a todos", analisou.

Em seu derradeiro compromisso antes da 'intertemporada', o Tricolor enfrentará o Vitória, na próxima terça-feira, às 21h30 (de Brasília), no Morumbi. O primeiro duelo após o Mundial da Rússia será diante do Flamengo, no dia 18 de julho, no Rio de Janeiro.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade